CEP e CES agradecem contribuições à proposta da discussão da Resolução 218

Brasília (DF), terça-feira, 10 de maio de 2005

O coordenador da Comissão do Exercício Profissionnal (CEP), eng. eletric. Moacyr Gayoso, no encerramento da reunião que buscou debater o projeto de resolução que dispõe sobre a sistemática para concessão de atribuições e atividades profissionais agradeceu a presença dos especialistas e ressaltou a importância da participação de todos. “Continuamos sempre abertos ao recebimento de sugestões”, disse.

Já o coordenador da Comissão de Educação do Sistema (CES), eng. civ. Walter Logatti, considerou a reunião excelente. “Cada vez mais estamos caminhando para um acerto, na tentativa de apresentar a melhor proposta possível”, observou.

Para o presidente do Confea, eng. Wilson Lang é importante se contextualizar a atual Resolução datada de 1973. Ele enfatizou que as diretrizes curriculares mudaram bastante. “Temos um outro formato profissional e uma realidade diferente”, explicou.

Programa de TV – O presidente do Confea, ao abrir a reunião, à tarde,  relatou várias atividades em que o Conselho Federal está concentrando esforços. Entre elas, o programa de TV Cenário Brasil, que estreou em rede nacional no dia 1º de  maio, exibido, ao meio dia, horário de Brasília na TV Record.

Depois da reapresentação do programa para os cerca de 35 especialistas, Lang disse que o programa de TV do Confea é um novo projeto que visa ampliar as relações do Sistema Profissional com a sociedade. “Queremos dizer a que viemos e o que fazemos”, ressaltou.

Segundo o presidente há cerca de três anos eram feitas tentativas de tirar o projeto do papel, mas só agora foi possível graças a disponibilidade da Rede Record em executar o projeto de 15 minutos. “As TVs abertas só nos ofereciam, no máximo, três minutos e neste curto tempo é impossível realizar um programa sobre um Sistema Profissional tão amplo”, justificou.

Ele informou ainda que, além do programa de estréia, já existem cinco outros com temáticas definidas e agendados para os dias 15 e 29 de maio e 12 e 26 de junho, abordando Plano Diretor Participativo, Práticas Inovadoras de Fiscalização, Acessibilidade e Engenharia, Arquitetura e a Agronomia Públicas, respectivamente.

Lang falou também sobre as ações de educação continuada a distância, como o curso sobre Estatuto da Cidade, que deve ocorrer em agosto, em parceria do Conselho com a Interlegis.

Por Bety Rita Ramos e Adriana Baumgratz
Da equipe da ACOM