CEEST debate padronização das especializações em Engenharia de Segurança do Trabalho

A Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho (CEEST) do CREA-SC vem desenvolvendo ações buscando a melhoria continuada dos serviços prestados a população catarinense. A revisão da padronização dos cursos de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho em Santa Catarina é uma das iniciativas. Um documento com sugestões será encaminhado à Coordenadoria Nacional das Câmaras  de Segurança do Trabalho (CCEEST) do Confea.

Na última sexta-feira (21), durante a reunião no CREA-SC, a Procuradoria Jurídica do Conselho prestou esclarecimento aos conselheiros da CEEST quanto aos aspectos legais que envolvem a resolução do CONFEA n° 359, de 31 de julho de 1991, que dispõe sobre o exercício profissional, o registro e as atividades do Engenheiro de Segurança do Trabalho e sobre o credenciamento dos cursos pelas universidades junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC).

O foco do diálogo foi sobre a situação e o registro dos cursos de ensino a distância (EAD) junto ao CREA-SC e a concessão de registro profissional e respectivas atribuições aos profissionais formados através desta metodologia de ensino.  Atualmente o CREA-SC conta com 14 instituições, num total de 21 cursos cadastrados no Estado e mais de 3.300 profissionais registrados. Outro enfoque  foi sobre a fiscalização na área tendo em vista o crescimento do registro de ARTs nas atvidiades de Engenharia de Segurança do Trabalho. Foram definidos parâmetros para ampliar a fiscalização no estado.

“Embora não seja de responsabilidade do CREA-SC discorrer sobre a metodologia aplicada nas instituições de ensino, existe uma preocupação em melhorar continuamente a qualidade dos cursos e dos profissionais que atuarão no mercado de trabalho, uma vez que as atribuições profissionais e a fiscalização serão de responsabilidade do Sistema CONFEA/CREA”, comenta o coordenador da CEEST do CREA-SC Eng. Ftal. e Seg. Trab. Jackson Luiz Jarzynski. Segundo ele, o crescimento de ARTs demonstra a valorização destas atividades no Estado e é de responsabilidade do Conselho, o apoio aos profissionais e as instituições de ensino, bem como a fiscalização destas atividades.