Carta de São Luís destaca compromisso dosprofissionais com futuro sustentável

A Carta de São Luís, elaborada como resultado do 5º Congresso de Profissionais do Sistema Confea/Crea, realizado em São Luís (MA) entre 2 e 4 de dezembro,deixou clara a responsabilidade dos engenheiros, arquitetos, agrônomos, geólogos, geógrafos e meteorologistas na construção de um futuro mais sustentável e digno para a população brasileira. No evento em que foram discutidas as relações entre a sustentabilidade das cidades e o exercício das profissões, o compromisso que cada profissional do sistema deve assumir com o futuro do país foi o grande destaque.

A Constituição da República, o Estatuto das Cidades,a criação do Ministério das Cidades e a realização das Conferências das Cidades são citadas na Carta como conquistas importantes na democratização da gestão pública com participação e controle social. O documento também destaca o papel desempenhado pelos profissionais do sistema Confea/Crea nesse processo, o que os incentiva trabalhar ainda mais na construção de políticas públicas que atendam plenamente as necessidades da população.

Os profissionais criticam, no documento, a busca do equilíbrio macroeconômico brasileiro em detrimento dos investimentos indispensáveis ao crescimento e ao resgate da dívida social do país. “Não podemos permitir que interesses alienígenas continuem impedindo o pleno desenvolvimento de nossas potencialidadades”, diz a carta. Um contexto que, somado à constatação da realidade brasileira, que coloca o país em 72ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mundial, impõe aos quase um milhão de profissionais do sistema uma atuação profissional-cidadã, balizada em aspectos técnicos, políticos, sociais e éticos.

A Carta inclui ainda a definição da sustentabilidade urbana como um cenário que reúne, entre outros aspectos, o atendimento às necessidades e demandas da população em todos seus aspectos, assegurando as melhores condições possíveis de qualidade de vida.
 

Cinthia Andruchak