Capilaridade do Sistema amplia alcance da Expedição Safra

Brasília, 10 de outubro de 2018.

Na semana em que se comemora o Dia do Agrônomo (12/10), a sessão plenária 1475 foi palco para o lançamento da Expedição Safra 2018/19, que tem como objetivo monitorar a produção de grãos no Brasil.

Em sua apresentação, o coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira, explicou que, em sua 13ª edição, a Expedição apresenta uma mudança estratégica de foco, criando um novo indicador de safra no Brasil a partir das variáveis que impactam essa cadeia produtiva e que vão determinar o desempenho em números. “Nessa discussão de variáveis a gente se aprofunda muito em tecnologia, logística, inovação, o que passa pela valorização profissional do agrônomo, uma vez que ele participa de toda essa cadeia. A parceria com o Confea nos traz mais capilaridade para discutir todos esses temas colaterais que impactam na produção de grãos”.

"Coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira"

Ferreira informou que o trabalho de campo se inicia em outubro e vai até abril do próximo ano. Nesse período, são produzidos relatórios parciais e o diário de bordo, que pode ser acompanhado em tempo real pelo site. “O momento é muito importante para discutirmos o agronegócio e a atuação da agronomia e da engenharia como agentes de transformação. O agronegócio responde por um quarto da economia brasileira, ou seja, não é só produção, tem todo um impacto no desenvolvimento econômico e social no país”. Confira a apresentação sobre a Expedição Safra

"Presidente Joel Krüger"

Ao parabenizar e desejar sucesso à iniciativa, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, destacou que o projeto envolve todas as profissões do Sistema. "Logicamente, em um primeiro momento vemos a engenheira agronômica, a agrícola, a engenharia florestal, mas depois passa pela engenharia mecânica, civil, elétrica, ambiental, meteorologia, não vou conseguir relatar todas aqui, mas cada uma delas com certeza tem sua parcela de conhecimento que muito contribuirá para o êxito da iniciativa. Temos muito a contribuir nessa discussão. Podem contar com o Confea como grande parceiro nesta promoção", afirmou, reforçando que o interesse é transversal com todas as coordenadorias de câmaras especializadas, com os Creas e as entidades profissionais.


Veja as fotos no Facebook do Confea

 

 

 

 

O coordenador do Colégio de Presidentes (CP), agr. Francisco Almeida, parabenizou a iniciativa de o Sistema estar presente nesse projeto tão importante. “Por meio dos nossos 27 Creas, podemos expandir ainda mais esse projeto”, sugeriu o agrônomo. “Tecnologia, logística e mercado estão atrelados à engenharia, que, por meio do Sistema, está presente em todos o país”, reforçou o diretor executivo de Tecnologia da Mútua, eng. agr.  Cláudio Calheiros.

Parceiros

Compondo a mesa de autoridades, que também integram a Expedição Safra, o diretor do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Richard Golba, destacou a importância da extensão rural. “É o elo entre a pesquisa e o produtor rural”, lembrou.
 
Já o representante da Caixa Econômica Federal, Wellington Vás de Oliveira, ratificou o compromisso da Caixa junto ao Confea e aos Creas de ter o acompanhamento próximo de um profissional habilitado para acompanhar os projetos. “Temos mais de 2700 profissionais conveniados e cerca de 250 empresas credenciadas para ajudar na fiscalização”, informou.

"Diretor-presidente do Iapar, Florindo Dalberto"

 

 

O diretor-presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Florindo Dalberto, falou da emoção de estar presente neste dia tão importante para a projeção do agronegócio. “Se tem tecnologia é porque tem pesquisa. Deixamos de ser "Jeca Tatu" para sermos o agronegócio, que representa o desenvolvimento do nosso país”.  O conselheiro federal eng. agr. Daniel Salati, endossou a fala de Florindo, seu contemporâneo de Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz): “Essa transição foi vivida pela nossa geração", relembrou, emocionado.

"Deputado federal Aroldo Martins"

 

 

 

 

 

 

 

 

O recém-eleito deputado federal pelo Paraná Aroldo Martins também esteve presente à cerimônia. “Pretendo integrar a Comissão de Agricultura, na Câmara dos Deputados, para que possa fazer mais em prol do agronegócio”, anunciou. Ocasião em que o vice-presidente, eng. eletric. Edson Delgado, falou da importância de o deputado integrar também a Frente da Infraestrutura, referindo-se aos projetos de lei de interesse da categoria que precisam de apoio no parlamento.

Antes de encerrar a solenidade, Joel Krüger destacou a importância das participações do Iapar e da Emater na Expedição Safra, representando a pesquisa brasileira, como fundamentais nesse processo e também colocando o Sistema Confea Crea e a Mútua à disposição. Ao concluir, o presidente do Confea felicitou os engenheiros agrônomos pela homenagem do próximo dia 12.

Sobre a Expedição Safra
A Expedição Safra faz um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. Nesta edição, as equipes da Expedição irão percorrer quase 50 mil quilômetros em 12 estados das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, conversando com produtores, técnicos e pesquisadores. O roteiro inclui ainda visitas a áreas de produção agrícola no Paraguai, Argentina, Uruguai e Estados Unidos. Além do levantamento quantitativo da safra, verificando tecnologia das lavouras, custos de produção e impacto do clima – o foco de centenas de entrevistas, depoimentos e coleta de dados será entender, e traduzir, os movimentos do mercado e desafios ligados à logística, à comercialização e ao consumo.

Confira matéria do jornal Gazeta do Povo sobre o lançamento da Expedição.



Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Marck Castro/Confea