Campanha "Amianto Mata!" começa em São Paulo

São Paulo (SP), 1° de dezembro de 2006

A Campanha "Amianto Mata!" começa no próximo domingo, dia 3 de dezembro, no Parque da Aclimação, em São Paulo, a partir das 9 horas. Inúmeras atividades estão previstas para o dia, com o objetivo de esclarecer a população sobre os danos que o amianto causa na saúde humana. Ao mesmo tempo, serão apresentadas as alternativas de substituição a esse material comprovadamente cancerígeno.

O que é o amianto?
Na origem latina é amianto. Na origem grega é asbestos. No dia-a-dia está em nossas caixas d’água, nossos telhados, divisórias, forros e em mais de 3 mil produtos industriais. O amianto sempre foi muito utilizado, primeiro pelo seu preço baixo. Mas, além de barato, é um material que não pega fogo, não é destruído por ataque químico e possui fibras tão resistentes quanto o aço. Só que... está comprovado cientificamente que o amianto mata.

Segundo estimativas, na Europa, nos próximos 25 anos, 500 mil pessoas irão morrer por causa do amianto. E não são apenas as que trabalham diretamente com o produto as vitimadas, mas, também, as que se expõem através do seu uso. Daí a urgência de se banir o amianto. Doenças causadas pelo amiantoO uso direto ou indireto do amianto provoca câncer pulmonar, da laringe e do aparelho digestivo. Provoca, ainda, o mesotelioma da pleura (tecido que reveste o pulmão) e do peritônio (tecido que reveste a cavidade abdominal), tumor maligno que mata em até dois anos após a confirmação do diagnóstico.

Diante desse quadro assustador, 45 países já proibiram o uso do amianto, caso da Itália, França, Suíça, Alemanha, Inglaterra, Japão, Austrália, Chile, Uruguai e Argentina. Na Europa o amianto está proibido desde 1/1/2005. Situação do amianto no BrasilO Brasil é o 4º. maior produtor mundial de amianto. São 252 mil toneladas por ano, das quais 65% são exportadas. O estado de Goiás é responsável pela quase totalidade dessa produção. Os interesses econômicos em nosso país dificultam a sua proibição em termos nacionais.

Mesmo assim, o uso do amianto é proibido nos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Na cidade de São Paulo, a proibição restringe-se ao setor da construção civil. A população precisa conhecer essa realidade. Por isso, a Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea), em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, inícia a Campanha.

Mais informações:
Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto
(11) 3681.2710, 8353-3131 
abrea@abrea.com.br , ou pelo site www.abrea.org.br.