Brasília, 16 de novembro de 2023.
Com o objetivo de aproximar o Sistema Confea/Crea e Mútua dos futuros profissionais, a Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Umuarama – Areau promove, de 22 a 24 de novembro, no campus III da Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama-PR, o Simpósio “Desafios da atuação profissional consciente”. Apoiado pelo Confea, por meio da política de locação de estandes, o evento deve reunir estudantes dos últimos anos dos cursos de Agronomia e Engenharia da universidade e ainda Universidade Estadual de Maringá – UEM, que conta com dois campi na cidade. Estudantes das áreas de tecnologia do Instituto Federal do Paraná também participarão do evento.
Segundo a organizadora do evento, eng. agr. Daniela Alves dos Santos, a participação de representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – Crea-PR e do Crea-JR proporcionará o debate sobre temas como ética profissional, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), fiscalização e associação profissional, durante os dois primeiros dias do evento. “Em um dia, voltado para os estudantes de Agronomia. E no segundo dia, para os estudantes de Engenharia”, diz, informando que o terceiro dia será dedicado a uma feira promovida pelas Pró-Reitorias de Extensão das universidades.
Presidente da Associação de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências (Ameag-PR), Daniela Alves dos Santos também abordará a importância da participação feminina na Agronomia, Engenharia e Geociências. “Assim como é importante que os alunos tenham esse primeiro contato com o Sistema, é fundamental que eles percebam a importância da equidade de gênero. O mercado de trabalho hoje está recebendo melhor as mulheres, e é importante que esse conceito seja compartilhado desde a universidade”, descreve, informando que o simpósio tem caráter experimental para ser levado oportunamente a outras regiões do Estado.
Melhor para os estudantes da Unipar, da UEM e do IFPR Umuarama. “São alunos principalmente do quarto e do quinto ano de cursos presenciais e semipresenciais. É um público bem interessante de divulgar esses temas, por isso a gente preferiu dividir em dois dias, abordando assuntos específicos dessas áreas. É uma forma de levar o Crea para as universidades, sendo apresentado para esses nossos futuros profissionais, como forma de valorizar a importância do exercício profisional regulamentado”, descreve a organizadora, informando que o evento contará com certificado e ressaltando a importância do apoio do Confea às entidades de classe. “O Confea é o nosso único patrocinador. E esse apoio permite mostrar à universidade o que o Sistema é”, diz.
Equipe de Comunicação do Confea