Alberto Leite Barbosa Belchior

Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1977; Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Mogi das Cruzes (UFM), em 1994; Extensionista em Mediação e Arbitragem pela UFC; Consultor ISO 9000 pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará e Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria (Fiec/Dampi); Auditor de Obras de Engenharia pelo Instituto de Auditoria de Engenharia do Ceará (Iaece).

Nascimento: 12 de novembro de 1953
Falecimento: 9 de março de 2018
Naturalidade: Fortaleza (CE)
Indicação: Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE)

 

Perfil
Os cargos ocupados e atividades desenvolvidas por Alberto Leite Barbosa Belchior mostram sua valiosa atuação profissional em empresas públicas, privadas e em órgãos governamentais.  Mostram também sua liderança classista junto a entidades e ao Sistema Confea/Crea. Perito judicial, avaliador ambiental, inspetor de segurança, consultor, gerente, subgerente, fiscal, responsável técnico, coordenador, presidente e conselheiro. Sua capacidade de aprendizado e disposição para o trabalho foram as marcas deixadas por onde passou.

Considerado um homem “muito sério e comprometido com suas responsabilidades” por seus colegas de trabalho, Alberto era “super bem-humorado e de bem com a vida. Em seu rosto o sorriso era mais que constante, era uma marca mesmo”, conta o filho mais novo, Mateus Coelho Belchior, 32 anos, policial rodoviário federal.

Representando a família – a mãe Osória Coelho Belchior, 60 anos, dentista, companheira de Alberto por quatro décadas, e o irmão, Carlos Alberto Coelho Belchior, 38 anos, engenheiro eletricista que mora em Portugal com a esposa e o filho –, Mateus lembra que o pai de Alberto, seu avô paterno, chamava o filho de “decente” por suas atitudes desde criança.

Entre as lembranças do pai, Mateus conta que ele gostava de futebol e que incentivava os filhos à prática de vários esportes. “Mesmo o jogo sendo distante, ele nos levava e quem mais coubesse no  carro”. Quando Alberto faleceu, muitas manifestações de pesar e solidariedade chegaram até a família. Mateus lembra que uma delas foi o que disse dele um amigo de infância: “Seu pai era unanimidade. Difícil encontrar quem não gostasse dele”.

Entre seus pares, a liderança de Belchior foi se evidenciando à mesma medida que se destacava profissionalmente. Sócio fundador da Associação dos Engenheiros Mecânicos e Industriais do Ceará (Aemi-CE), entidade que presidiu por seis vezes, Belchior foi presidente do Sindicato dos Engenheiros do Ceará e conselheiro do Crea-CE por sete mandatos. Mas foi em 2016, ao ser eleito Membro da Academia Cearense de Engenharia, que viveu um dos momentos mais emocionantes e alegres de sua vida.

Para saber como Belchior era na intimidade, junto à família, foram diversas as tentativas de falar com Mateus, que trabalha e reside em Cacoal, Rondônia. 
Entre recados deixados e ligações de telefone interrompidas, “acabamos por falar num dia especial e diferente para mim”, disse ele quando a ligação foi completada.
Confessando o orgulho de representar o pai na cerimônia de homenagem – “ele gostava e se dedicava ao Crea e ao Confea”, Mateus disse que aquele dia estava diferente e emocionante desde o início. “Hoje, pela primeira vez, sonhei com meu pai. Foi um sonho simples. Estávamos juntos, num carro antigo, um dos primeiros que ele conseguiu comprar, e eu disse: ‘Pai, você está curado, nada vai lhe acontecer’, ao que meu pai respondeu: ‘Obrigado por tudo, filho. Você tem sido um grande homem’. Aí, acordei!”.

 

Trajetória Profissional
Engenheiro de serviços gerais, na Companhia Fiação e Tecidos Ernesto Deocleciano (1978); Perito judicial na Justiça do Trabalho, elaborando laudos sobre insalubridade/periculosidade; Autor de laudos de avaliação ambiental, como autônomo; Inspetor de segurança em equipamentos mecânicos, caldeira e vasos de pressão; Consultor da área de manutenção de equipamentos;  Engenheiro-chefe de manutenção da empresa Móveis de Aço Ângelo Figueiredo S.A. (1978-1980); Subgerente de manutenção da Master Indústria Plástica Cearense S.A. (1980-1985); Diretor de produção da Pasceli Passamanaria Cearense Ltda. (1985 ¬- 1990); Conselheiro do Crea-CE por sete mandatos (1985-2017); Presidente do Sindicato dos Engenheiros do Ceará (1987 ¬- 1990); Engenheiro mecânico no Departamento de Estradas de Rodagens e Transportes - Dert (1986 - 1999);  Gerente industrial da Colonial Indústria de Bebidas Ltda. (1991- 2010); Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do Crea-CE (1995 - 1996 e 2012-2013); Projeto, construção e montagens de elevadores fachadeiros para a construção civil para a Minerva Equipamentos e Construções Ltda. (2001 - 2003);  Responsável técnico da Arte Produção de Eventos Artísticos e Locações Ltda. (2010 - 2017).