Ainabil: idade e experiência

Brasília, 13 de dezembro de 2005

Aos 73 anos, natural de Porto Murtinho (MS), Ainabil Machado Lobo, engenheiro agrônomo, se orgulha de ser um dos conselheiros federais mais antigos. Ele fez uma longa carreira no Sistema, que começou com a atuação como conselheiro regional no Crea/MT. Em 1994, ele foi eleito pelo Plenário para completar o mandato do então presidente do Crea, que tinha sido afastado do cargo na época. Ao final do mandato, Ainabil foi reeleito, dessa vez pelos profissionais do Estado, para a gestão de 1997 a 1999. Em 2000, foi eleito diretor da mútua, cargo que deixou vago em 2004, para se candidatar ao Conselho Federal.
 
Eleito em 2004 para representar o Estado de Mato Grosso, Ainabil é Chanceler da Comissão de Mérito e membro da Comissão de Controle do Sistema (CCS). No ano que vem, ele pretende integrar alguma outra comissão. “Como conselheiro veterano, considero interessante que se participe de várias comissões durante o mandato, porque, assim, se adquire mais experiência”, justificou.
 
Por enquanto, como chanceler da comissão de mérito, Ainabil tem a complicada tarefa de selecionar, todo ano, os 12 profissionais que serão homenageados com a medalha de mérito e os 12, já falecidos, que terão os seus nomes imortalizados no livro de mérito. “Recebemos cerca de 70 a 80 nomes, cada um com um currículo mais brilhante. Não é fácil escolher”, disse ele.
 
Tanto não é que este ano o Plenário do Confea decidiu escolher um nome a mais para cada honraria. “Essa homenagem é muito importante para qualquer profissional. Significa a recompensa pelos serviços prestados à nação durante o ano que passou”, explicou o conselheiro.
 
Quando sua gestão terminar, em 2007, depois de uma longa carreira de militância no Sistema, Ainabil pretende se aposentar. “A experiência de conselheiro federal é a última que vou ter no sistema Confea/Crea. Quando terminar o mandato, vou abrir espaço para a gurizada mais nova”, brincou o conselheiro, com um linguajar típico de sua terra: Cuiabá.
 
Mariana Zanatta
Da equipe da ACOM