Brasília, 7 de maio de 2024.
A calamidade enfrentada pelo Rio Grande do Sul tem modificado a rotina das atividades do Crea-RS. Mesmo abalados e até prejudicados pela tragédia ambiental, os empregados do Regional esforçam-se para continuar oferecendo seus serviços à população e até mesmo para contribuir diretamente com a redução dos danos provocados pelas chuvas, o que tem sido feito por 40 agentes de fiscalização do Regional. O Crea-RS ainda está fazendo doações de itens de limpeza e irá arrecadar recursos para auxiliar funcionários atingidos.
Desde a semana passada, a presidente do Conselho, eng. Nanci Walter, tem desenvolvido iniciativas importantes junto às entidades representativas da área. “A primeira delas foi implementação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) sem custos aos profissionais em ações voluntárias, assim como nos casos específicos para o setor público, que estão envolvidos direta e indiretamente na reconstrução de rodovias e pontes, por exemplo, que envolvam as profissões abrangidas pelo sistema profissional”, descreve.
Na última sexta-feira (3/5), o Crea-RS promoveu uma reunião voltada a estabelecer um plano de ação conjunto para contribuir com a reconstrução do Estado. A reunião virtual contou com representantes do Crea-RS e do Confea, além das seguintes entidades: Associação Riograndense de Empreiteiros de Obras Públicas (Areop), Conselho Regional de Arquitetura do RS (CAU/RS), 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Porto Alegre, Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e o Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em Geral no RS (Sicepot-RS). “É um momento em que a área técnica tem muito a contribuir para a reconstrução do Estado. Com este objetivo, o Crea-RS também abriu uma rede de voluntariado que poderá auxiliar nos serviços técnicos a serem demandados”, ressalta a eng. Nanci Walter.
Em caráter emergencial, a presidência tomou a iniciativa de formar um grupo de agentes fiscais voluntário, com a utilização dos veículos oficiais, para prestar apoio e assistência às comunidades e municípios, em uma ação colaborativa com a Defesa Civil do Estado. O Regional está com todos os funcionários em atendimento remoto, prestando auxílio aos profissionais e comunidade.
Segundo a chefe do Núcleo de Fiscalização do Crea-RS, Alessandra Borges, a iniciativa da presidência do Regional foi prontamente acolhida pelos fiscais. “Tem sido muito significativo o Crea-RS prestar apoio e assistência neste momento. Nossos agentes fiscais têm atuado desde o dia primeiro incessantemente, fazendo coletas e entregas de donativos. Nossa equipe foi orientada para executar o trabalho em segurança e dentro de sua área de abrangência, para evitar o uso das estradas que também foram muito danificadas”, aponta.
Alessandra destaca que a atuação tem sido mais intensificada nas regiões das Inspetorias de Santa Maria, Canoas, Porto Alegre, Caxias, Santa Cruz, Ijuí, Montenegro e Taquara. “Temos 44 inspetorias. Cada inspetoria atua em vários municípios, por isso podemos dizer que estamos alcançando quase todo o Estado. Com determinação, a presidente eng. Nanci Walter tem conduzido nosso Conselho para que possamos fazer a diferença para nosso povo gaúcho”, diz.
Outras ações
A ação não está restrita aos agentes fiscais, também abrange demandas internas. “Alguns funcionários do CREA-RS foram vitimados pelas enchentes, perderam suas casas e seus bens, tendo o Conselho a iniciativa de se unir à Associação dos Funcionários (AFCrea) para arrecadar recursos destinados exclusivamente aos nossos colegas”, comenta a presidente do Crea-RS.
A carência de produtos em diversos alojamentos fez com que o Conselho fizesse uma doação de itens de higiene e limpeza. “Nós tínhamos material como álcool em gel, álcool líquido e máscaras. Doamos mais de dois mil litros de álcool líquido para a Prefeitura de Porto Alegre para que eles sejam usados na higienização”, acrescentou a gestora do Regional.
Já o gerente de comunicação do regional, Orlan Romano, ressalta que a área tem procurado difundir amplamente as ações que o Conselho vem prestando, “principalmente aos nossos profissionais da área, que serão fundamentais para reerguer o estado do Rio Grande do Sul”. Ele informa ainda que o Crea está credenciando profissionais para atuarem nas trabalhos técnicos em apoio à população. Faça seu credenciamento aqui.
Equipe de Comunicação do Confea
Montagem de fotos: Eduarda Mafra (Estagiária de Publicidade do Confea)