Acessibilidade, segurança hídrica e formação acadêmica em pauta no Confea

Brasília, 4 de julho de 2017.

"Nomenclatura de cursos, diretrizes curriculares e revalidação de diplomas estrangeiros terão encaminhamentos levados ao plenário como fruto do trabalho do GT Formação Acadêmica e Profissional"
Dois grupos de trabalho e uma Comissão Temática trabalham na sede do Confea, em Brasília, no início desta semana. O Grupo de Trabalho Formação Acadêmica e Profissional promoveu nestas segunda e terça (4) sua quinta e última reunião.  O GT Segurança Hídrica iniciou nesta terça sua terceira reunião, enquanto a Comissão Temática Acessibilidade e Equipamentos deu início às suas atividades, também nesta terça.

A conclusão do relatório final do GT Formação Acadêmica e Profissional apresentará um estudo e sugestão de posicionamento do Confea a respeito de temas como diretrizes curriculares, nomenclatura de cursos e revalidação de diplomas estrangeiros. Após concluído, o relatório seguirá à Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) para posteriormente ser apreciado pelos conselheiros federais durante Sessão Plenária. 

Coordenado pelo conselheiro Osmar Barros Junior,  o GT é formado ainda pelo vice-presidente do Confea Daniel Antonio Salati e Francisco Soares da Silva e dos especialistas Francisco Antônio de Almeida de Paulo Sergio Saran. A criação do Grupo de Trabalho é fruto dos eventos Diálogo Confea/Conselho Nacional de Educação CNE-MEC, realizados em dezembro de 2014 e janeiro de 2015, em Brasília. 

Durante os eventos, o Conselheiro Nacional de Educação Prof. Luiz Roberto Liza Curi sugeriu que, em caráter de urgência, fossem delineadas estratégias de ação conjunta do Sistema Confea/Crea para tratar dos desdobramentos dos principais tópicos discutidos na ocasião. Também nesses eventos, o ex-Presidente  do CNE Prof. Dr. José Fernandes de Lima solicitou que o Sistema Confea/Crea e Mútua elaborasse e encaminhasse ao MEC/CNE, com certa urgência, um documento que represente as preocupações e aspirações da categoria.

GT Segurança Hídrica

Visitas à Agência Nacional de Águas (ANA) e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) marcaram o início da reunião do GT Segurança Hídrica. Coordenado pelo conselheiro federal Francisco Soares da Silva e formado ainda pelo também engenheiro agrônomo e conselheiro federal Célio Moura, o GT é composto ainda pelo coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. agr. Angelo Petto Neto,  pela presidente do Crea-MT, engenheira agrônoma Kateri Dealtina Felski dos Anjos e pelo presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Ceará, José Flávio Barreto de Melo. 

Formado pela PL 0826/2017 e com supervisão da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), o GT objetiva participar das discussões relacionadas à realização do 30º Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), de forma a coletar ainda informações pertinentes ao Fórum Mundial da Água, a ser realizado em Brasília, em 2018. O CBA será realizado entre 12 e 15 de setembro próximos, em Fortaleza.

CT Acessibilidade e Equipamentos

"Após ter suas atividades estendidas,Comissão Temática Acessibilidade e Equipamentos promove sua primeira reunião do ano"
Coordenada pelo conselheiro eng. mec. Ronald Santos, a Comissão Temática Acessibilidade e Equipamentos deu início nesta terça à sua reunião de instalação para definição de calendário e plano de trabalho. A Comissão é formada ainda pelo conselheiro eng. mec. William Alves e pelas especialistas a engenheira civil Lenita Secco Brandão (indicada pelo plenário) e Sandra Ascari (indicada pela Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial).

A Comissão teve seus trabalhos de 2016 continuados após a aprovação de seu relatório, conforme a PL 1061/2017. Entre seus objetivos constam a divulgação das legislações, normas e regulamentos, das necessidades e oportunidades relacionadas à acessibilidade para os profissionais da Engenharia e Agronomia e ainda a interação permanente com as coordenadorias nacionais de Câmaras Especializadas dos Creas e entidades específicas do tema, visando à atualização das normas sobre Acessibilidade e Equipamentos, oriundas da ABNT e de outras entidades.

Equipe de Comunicação do Confea