Acessibilidade: engenheiros e arquitetos terão segundo curso gratuito

São Paulo (SP), 05.07.2005

O curso acontece em todo o Estado e apresenta as formas corretas de projetar com acessibilidade; na Capital paulista, três datas em julho estão marcadas para atender a demanda.

O Crea-SP, por meio do seu Grupo de Trabalho de Acessibilidade, oferece gratuitamente na próxima sexta-feira, dia 8, na capital, o segundo curso do Módulo I de Capacitação Técnica em Acessibilidade e Mobilidade Urbana, cujo objetivo é introduzir os conceitos de acessibilidade e desenho universal nas questões relativas ao projeto e aplicação das normas técnicas, baseadas na NBR 9050.

Voltado a todos os profissionais registrados no Crea paulista, principalmente para os engenheiros e arquitetos, bem como técnicos especializados em fiscalização e acompanhamento de obras, o curso será ministrado em dois módulos de oito horas cada, sendo o primeiro nos meses de junho, julho e agosto nas principais cidades do Estado, e o segundo em setembro, na capital paulista. "Estamos oferecendo o Módulo I nas principais cidades do Estado e a expectativa é finalizarmos até o mês de agosto. Assim, logo no início do mês de setembro daremos início ao Módulo II, que vai especializar o profissional em cinco itens: habitação, edificações, vias públicas, transportes e comunicação", explica o coordenador do GT Acessibilidade, eng. Luiz Carlos de Alcântara.

No curso, serão abordadas questões como a necessidade da conscientização profissional e social, a legislação que trata do assunto (como por exemplo o Decreto 5.296/04), a acessibilidade em edificações e em vias e espaços públicos, além do conceito de Desenho Universal. "O profissional terá acesso a todas as informações e dados referentes ao assunto, inclusive com a vivência prática, ou seja, faremos com que ele utilize cadeiras de rodas, bengalas-guia, muletas, etc, e perceba a dificuldade que as pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida passam no dia-a-dia das cidades", comenta Alcântara.

Em São Paulo, o curso será das 8h30 às 17h30 na Rua Nestor Pestana, 87 – Sobreloja, no centro. As inscrições são gratuitas - mediante a doação de um quilo de alimento não perecível – e limitadas aos primeiros 100 inscritos. Devido à procura pelo curso, mais duas datas em julho estão agendadas: dias 15 e 22, no mesmo local. "Caso a demanda aumente, agendaremos outras datas em agosto", esclarece o coordenador do GT Acessibilidade. As inscrições devem ser feitas pelo site www.creasp.org.br, onde também estarão disponíveis outras informações.

Surgimento do curso – O governo federal assinou no final do ano passado o Decreto 5.296/04, regulamentando as Leis n.º 10.048, que dá prioridade de atendimento às pessoas com deficiência, e a n.º 10.098, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

De acordo com o Decreto, nenhum projeto de natureza arquitetônica e urbanística, de comunicação e informação, de transporte coletivo, bem como a execução, construção ou reforma de qualquer tipo de obra quando tenha destinação pública ou coletiva, terá permissão para ser realizada se não estiver cumprindo rigorosamente a legislação de acessibilidade.
Na prática, caberá aos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Creas), responsáveis pela fiscalização profissional dos engenheiros e arquitetos, verificar se uma obra está sendo feita de modo a atender aos portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida.

O Crea de São Paulo é o único que oferece o curso no Brasil e o coordenador Luiz Carlos de Alcântara explica que ele nasceu da necessidade de informação e conhecimento dos profissionais da área tecnológica. "Pelo Decreto teremos que fiscalizar os profissionais que não contemplarem suas obras de forma acessível. Só que antes de fiscalizarmos esses profissionais, temos que treiná-los e ensiná-los a projetar corretamente. Esse é o nosso primeiro passo e, por isso, estamos oferecendo os cursos gratuitamente", observou.

Em junho, ocorreram os primeiros treinamentos na Capital e em cidades do Interior, como São José dos Campos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru e Araçatuba. Estão confirmadas para os mês de julho, além das três datas em São Paulo, a realização dos cursos nas cidades de Santos, dia 12; Registro, dia 16; Guarulhos, dia 27; Presidente Prudente, dia 29. Em agosto, Mogi das Cruzes no dia 06. Também haverão cursos nas cidades de Marília, São Carlos, Araraquara, Sorocaba, Campinas, Osasco, Botucatu, Jundiaí, Franca, Barretos, Piracicaba e Assis, entre outras, porém ainda sem datas definidas.

Informações para a imprensa: (11) 3095-6461 / 3095-6463
com Italo, Rafael, Guilherme ou Perácio.