Brasília, 13 de dezembro de 2023.
No período da tarde, após as homologações dos candidatos, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, ao lado do presidente eleito, eng. telecom. Vinicius Marchese, junto com os conselheiros, descerraram a placa de 90 anos do Confea. "Juntos - como o 16º e o 17º presidentes do Confea- , estamos reunidos para celebrar este momento emblemático para o nosso Sistema", disse Krüger.
Em comemoração à essa ocasião especial, o artista plástico Sérgio Martins, colaborador cedido pelo Crea-SC para atuar na Gerência de Tecnologia (GTI) do Confea, confeccionou uma placa inteiramente em mosaico, homenageando as nove décadas do Federal. “A logomarca de 90 anos incorpora o conceito de infinitude, enquanto o mosaico simboliza nossa capacidade de reunir elementos brutos e transformá-los em algo verdadeiramente belo. À medida que nos encaminhamos para o centenário, expressamos a esperança de que as futuras gestões alcancem o sucesso", disse Sérgio.
Em seguida, os conselheiros prosseguiram com a Sessão de nº 1659, na qual aprovaram a participação do Federal como signatário do 'Manifesto de Apoio à Estratégia BIM BR'. Esse manifesto foi entregue ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, durante o 97º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), realizado em Brasília (DF) no último dia 12. De acordo com o manifesto, as entidades reconhecem o BIM como ferramenta essencial para a modernização das práticas construtivas, além de posicionar o país de maneira mais competitiva no mercado global da construção.
Os conselheiros também aprovaram o Acordo Coletivo 2023/2024 dos funcionários do Confea. “Agradeço ao sindicato, aos funcionários, ao Conselho Diretor, aos conselheiros federais, pelo empenho em concretizar a aprovação do acordo coletivo para realizarmos o pagamento ainda em 2023. Em todos esses anos, tivemos êxito na aprovação dos acordos coletivos", lembrou o presidente Joel.
Por fim, o Plenário ainda homologou o resultado dos diretores-financeiros das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas ("Mútuas Regionais").
Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro