65ª Expoese é aberta e recebe o prestígio do Brasil inteiro

Brasília, 14 de novembro de 2006

Representando o governador João Alves Filho e o secretário da Agricultura, Sérgio Reis, o secretário em exercício da Sagri, Roberto Góes, que abriu o evento, saudou os expositores, colaboradores, o público em geral que compareceram a 65ª Expoese, e lembrou que a exposição se tornou tradicional e que representa um marco na história agropecuária sergipana.

Nelores, Manga Largas Machador, Pôneis, Gado Leiteiro, Santa Inês, essas e outras estrelas do mundo animal participam até o próximo domingo, 19, da 65ª edição da Expoese – a tradicional exposição que acontece em Sergipe e recebe o respaldo da Sagri, Deagro, Banco Banese, Banco do Nordeste (BNB), Ministério da Agricultura, Polícia Militar, Crea, Codevasf, Fafen, ONGs e principalmente dos participantes das Associações de Criadores do Estado. Cerca de 200 expositores, entre criadores e empresas comerciais estão espalhados pelo Parque João Cleophas, localizado no bairro Siqueira Campos e a entrada é um quilo de alimento perecível.

Segundo o organizador da Exposição, Carlos Augusto Ferreira da Silva, a maior finalidade da Expoese é a realização de inúmeros negócios em parceria com o BNB e o Banese. “Atualmente Sergipe mantém o Certificado de Zona Livre da Febre Aftosa, fator que fez com que a procura por parte dos expositores fosse superior à edição passada”. Neste ano, a Expoese precisou ser dividida em duas etapas, por conta do grande número de inscritos. O evento foi aberto na noite do último domingo, 12, mas desde sábado, 11, já aconteceu uma prova da raça Manga Larga Machador. Até o final do evento, a equipe que organizou espera a visita de mais de cem mil pessoas.

De acordo com o superintendente do BNB, Salmínio Nascimento, anualmente o Banco é convidado a participar, por se tratar do principal financiador de Sergipe na área agropecuária. “Nós já temos aplicado na pecuária mais de 70 milhões e quando somamos agricultura e pecuária, o valor ultrapassa os 100 milhões de reais só em 2006. Durante todo o evento receberemos nossos clientes e novos clientes também, para passarmos as informações com relação ao prazo, taxa de juros, garantias e os itens financiáveis. Após conhecer esses detalhes, o cliente vai até a nossa agência para formalizar a operação”, explicou Salmínio.

Para o superintendente do Ministério da Agricultura Sergipe, Manoel Hora, a Expoese é o momento de auge do processo agrícola e pecuário sergipano, já que os produtores fazem questão de apresentar o que tem de melhor - seus materiais produzidos ao longo do ano. “A troca e venda dos animais, por parte de quem quer melhorar o seu plantel é o fator primordial para o aperfeiçoamento e continuidade na qualidade dos animais sergipanos. Nós do Ministério da Agricultura estamos apoiando esse evento, como sempre, para que Sergipe possa marcar ainda mais, posição no cenário nordestino e nacional”, disse.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias