2º Bate-papo de Ouvidores debate atendimento em tempo de pandemia

Brasília, 19 de maio de 2021.

Dando continuidade ao bate-papo de ouvidorias dos Creas, com uma dinâmica de diálogo e integração, nessa segunda-feira (17/5) aconteceu, de forma virtual, o “2º Bate-papo de Ouvidores”, promovido pelo Confea. No encontro estiveram presentes Nedia Parrião (Crea-CE), Larissa Fonseca (Crea-MA), Luiz Carlos Madruga (Crea-RN), Alméria Carniato (Crea-PB), Lairy Bezerra (Crea-PI), Carolina Mello Khalil (Crea-MT), com a equipe do Confea: a ouvidora, Adriane Chandelier e as analistas eng. civ. Elizete Silva e eng. agr. e seg. trab. Ana Carolina Brito.

Ouvidoria do Confea
Dinâmica de diálogo e interação foi promovida pela ouvidora do Confea, Adriane Chandelier

 
A reunião tratou de temas como atendimento em tempo de pandemia, canais online de atendimento, o ouvidor enquanto encarregado da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), política de privacidade, a ouvidoria e a Comissão de Ética,  Lei de Acesso à Informação (LAI), Software para gestão de ouvidoria e relatórios para o Business Intelligence (BI).

Na ocasião, a ouvidora e eng. agr. Alméria Carniato fez relato sobre as incertezas e anseios provindos da pandemia da Covid-19. “Nosso usuário se tornou mais intenso em suas demandas e nós, ouvidores, nos tornamos para-raios. Por isso, temos que cada vez mais ter empatia, nos colocarmos no lugar do nosso usuário para que ele se sinta acolhido e, principalmente, atendido”, destacou Alméria.

A ouvidora do Confea falou da importância do conhecimento que as ouvidorias terão que ter em relação à LGPD. “Aconselho a todos os ouvidores que busquem fazer um curso sobre o tema. A ouvidoria sempre teve um papel muito importante por estabelecer uma ponte com os usuários do Sistema Confea/Crea. A partir de agosto, quando a lei entra em vigor, essa função se tornará ainda mais crucial, pois o trabalho do ouvidor poderá estar bastante ligado à nova lei, seremos peça-chave”, orientou Adriane.

A analista Ana Carolina Brito destacou a importância do monitoramento da LAI. “O Confea recebe as informações dos 27 Creas e acreditamos nas informações que são repassadas, pois o objetivo é que o conteúdo seja publicado de forma transparente. O cidadão que acessa o site e encontra a informação que necessita não irá ligar na ouvidoria, por isso, destaco o preenchimento de forma verdadeira e clara”, orientou Ana Carolina.

Os próximos encontros serão:
 
24/05 - Crea-AL, Crea-SE, Crea-BA e Crea-PE
31/05 - Crea-RJ, Crea-MG, Crea-ES e Crea-SP
07/06 - Crea-SC e Crea-RS
14/06 - Crea-MS, Crea-DF, Crea-GO e Crea-MT

Letícia Rodrigues de Almeida
Da Assessoria de Gabinete do Confea