Crea-SC promove fiscalização de impacto na Grande Florianópolis

Florianópolis, 11 de setembro de 2018.
 
O Crea-SC iniciou ontem (10) a 3ª Fiscalização de Impacto de 2018. Até sexta-feira, dez agentes fiscais percorrerão a região de Florianópolis, atuando com foco na construção civil. As ações de impacto integram o planejamento e as metas do departamento de fiscalização do Conselho com o objetivo de incrementar a atuação dos fiscais em todo o estado, auxiliando na cobertura das regiões com maior demanda, bem como em determinadas áreas de atuação profissional.

A fiscalização iniciou com reunião na sede do Crea, onde foram explanados os roteiros. Estavam presentes o presidente, eng. agr. Ari Neumann, o superintendente eng. civ. Laércio Tabalipa, o gerente do Departamento de Fiscalização, eng. agr. Felipe Penter e Adjunto, tec. Carlos Silva. Na ocasião foi ressaltado o número de ARTs emitidas no mês de agosto, 38.753, um aumento de 9% em relação ao mesmo período em 2017.
 
Estão planejadas para este ano Fiscalizações de Impacto na região de Blumenau – 24 a 28.09; em Chapecó e Xanxerê – 22 a 26.10 e em São Miguel do Oeste e São Lourenço do Oeste, de 26 a 30.11.
 
A equipe de fiscalização atua de forma orientativa e preventiva, esclarecendo sobre a correta interpretação da legislação. Sempre que necessário, são emitidos ofícios e notificações, solicitando a regularidade das atividades dentro dos respectivos prazos.

Anteriores

Duas ações de impacto foram realizadas este ano pelo Crea-SC. No mês de abril, no sul do estado, na região das inspetorias de Araranguá, Criciúma e Tubarão, onde foram fiscalizados 47 municípios nas diferentes áreas profissionais, totalizando cerca de 290 obras/serviços fiscalizados e o registro de 47,59% de obras/serviços irregulares.
 
Em julho, a fiscalização de impacto foi na região das inspetorias de Rio Negrinho e Canoinhas. Foram realizadas 161 visitas e notificadas 55 obras/serviços por falta de profissionais habilitados ou de Anotação de Responsabilidade Técnica, além de 820 ARTs conferidas junto aos cartórios daqueles municípios.

Ascom Crea-SC