Contecc 2024: inovação e reconhecimento são destaque em mais uma edição

Salvador (BA), 10 de outubro de 2024.

Ilha Contecc 2024

 

Dos 436 trabalhos aprovados para o Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), 24 trabalhos classificados como os melhores foram apresentados oralmente por seus autores, na quinta-feira (10/09), durante a 79ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea). São projetos elaborados nas modalidades da Agrimensura, da Agronomia; da Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; área da experiência profissional em educação e gestão; na área da Geologia e Minas; Mecânica e Metalúrgica; Química e de Engenharia de Segurança do Trabalho.

A engenheira de alimentos Lethicia Bueno, apresentou o trabalho "Sistemas Inteligentes na Classificação da Carne Suína", que trata sobre uma nova abordagem para a classificação da carne suína. Utilizando algoritmos como o k-means, o estudo visa superar a rigidez dos métodos tradicionais de classificação, que frequentemente resultam em carnes não categorizadas. “Essa limitação representa um desafio para a indústria, dificultando a identificação do destino mais adequado para esses produtos”, disse. Sobre a experiência de participar de mais uma edição do Contecc, a engenheira ressaltou a oportunidade de interagir com profissionais de diferentes áreas, assistir palestras e compreender as diversas atuações dos engenheiros em suas respectivas áreas. “Como engenheira de alimentos tenho uma visão da engenharia, mas na Soea consigo expandi-la, através da participação nas discussões. É a segunda vez que participo do Congresso e estou muito feliz por ter tido essa segunda oportunidade”, concluiu.

O engenheiro agrônomo Paulo Roberto Megna apresentou o trabalho intitulado “Potencial Fotovoltaico do Estado da Paraíba Estimado pela Radiação Global”. Ele participou do Contecc desde sua primeira edição, em 2014, sendo que até 2019 atuou como organizador do evento. “Devido à minha função, não pude participar ativamente, mas, neste ano, enviei meu trabalho logo no início. Fico muito feliz em ter sido reconhecido como um dos 24 melhores trabalhos científicos”, declarou Megna. Ele destacou a importância do Contecc: “Continuo engajado, pois o evento é um dos objetivos da Soea para trazer pesquisas tecnológicas e discutir inovações na Engenharia. O Contecc abre portas para os profissionais e, especialmente, para os iniciantes nos estudos, pois proporciona uma valorização significativa no currículo. ”

Outro destaque do evento foi o trabalho "Significância dos Impactos Acústicos Ambientais Urbanos: Metodologia para um Estudo de Caso em Teresina-PI", apresentado pelo engenheiro civil Guilherme Rodrigues. “Nesse trabalho, apresentamos uma metodologia para a determinação da significância dos impactos acústicos ambientais que pode ser usada em estudos de impacto acústico ambiental urbano. A metodologia proposta foi aplicada em estudo de caso e permitiu observarmos como esse impacto se distribui espacialmente dentro das áreas de influência. Dessa forma, as medidas mitigadoras e compensadoras podem ser concebidas e implementadas com maior assertividade e economia e ao mesmo tempo atingir os índices e indicadores associados ao ruído ambiental urbano”, explicou. Em relação à experiência de participar do Contecc, Guilherme Rodrigues ressaltou “foi uma surpresa muito gratificante um dos nossos trabalhos receber essa classificação e ser convidado para a apresentação oral. Parabenizamos o Confea por fomentar eventos de divulgação científica assim como o Contecc e por valorizar a atividade acadêmica e a produção técnico científica nacional”, enfatizou.

Leia mais:
Contecc anuncia relação dos 24 trabalhos premiados 

Reportagem: Anna Jescika Araújo (Crea-PI)
Edição: Fernanda Pimentel 
Equipe de Comunicação da 79ª Soea
Fotos: ArtFoto/Confea