Confea debate perigos da eletricidade com outras entidades 

Brasília, 19 de junho de 2023.

Na tarde desta segunda-feira (19), foi realizada a live “Eletricidade queima” referente ao Junho Laranja, que é dedicado à prevenção de queimaduras. A live foi uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) e do Sistema Confea/Crea.

O conselheiro federal eng. mec. Genilson Pavão, que representou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, ressaltou os impactos da Norma Regulamentadora (NR) 10, que prevê segurança em instalações e serviços em eletricidade. “Há falta de interferência do poder público e de conscientização às empresas sobre a importância de ter um profissional habilitado na condução dos serviços de eletricidade e correlatos, como os acidentes com os operadores em rede de sistemas compartilhados em postes.”  Na ocasião, o coordenador nacional adjunto da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE), eng. eletric. Rogerio Moreira Lima, palestrou sobre “O papel da autorregulamentação da Engenharia Elétrica na prevenção de queimaduras”.
 

Participantes da live


Dados apresentados pela SBQ demonstram que no período de 2015 a 2020 ocorreram 19.772 óbitos por queimaduras no Brasil e que a eletricidade foi responsável por 9.117 óbitos, correspondendo a 46,1% do total de óbitos. “O potencial de causar o óbito imediato no momento do trauma corresponde a 70% desses óbitos devido à queimadura elétrica. A capacidade de levar a sequelas importante, incluindo grandes amputações, também merece registro”, mencionou o presidente da Sociedade, Marcus Barroso. 

Segundo o anuário da Abracopel, em 2022 foram 1828 acidentes envolvendo eletricidade. “Houve um aumento de quase 35% de ano passado para cá e percebemos que vêm crescendo em todos os anos. A região do país com mais acidentes com choques elétricos é o Nordeste (34,8%), seguido do Sudeste (19,9%), Sul (16,2%), Norte (14,9%), e Centro-Oeste (14,2%)."

Além do conselheiro Pavão, participaram do debate a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel); o presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), Marcus Barroso; a vice-presidente da SBQ, Kelly de Araújo; o coordenador da CCEEE, eng. eletric. Eduardo Souto; e o coordenador adjunto da CCEEE, Rogério Moreira Lima. 

Confira a live:

 

Equipe de Comunicação do Confea