Teresina, 13 de dezembro de 2021.
As comemorações ao Dia do Engenheiro iniciaram-se na Câmara Municipal de Teresina, na sexta-feira (10/12), com uma Sessão Solene em homenagem aos engenheiros. A solenidade contou com a presença de lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, como o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, que compôs a mesa diretiva com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI), Ulisses Filho, o diretor-geral da Mútua-PI, Manoel Coelho, o conselheiro federal Francisco Lira e os vereadores propositores da Sessão Solene, o engenheiro civil Edson Melo, Markim Costa e Paulo Lopes.
O ato solene contou com as presenças do ex-presidente do Crea-PI, Eduardo Alvim; do gerente da Auditoria do Confea, Marcelo Morais; da coordenadora do Crea Mulher do Crea-SP, Poliana Siqueira; do vice-presidente do Crea-PI, Luiz Henrique Facchinetti; do coordenador da Câmara Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho do Sistema Confea/Crea e Mútua, Andrei Costa; dos diretores administrativo e financeiro da Mútua-PI, respectivamente, Hércules Medeiros e Lúcio Brito; dos conselheiros do Crea-PI, Paulo Alexandrino, Moacyr Gayoso, Ronildo Brandão, Leno Portela, Antônio José Sales, Olavo Vieira, Herbert Soares e Pablo Santana; do superintendente do Crea-PI, Gabriel Pierot; do assessor da presidência do Crea-PI Samuel Ribeiro; da coordenadora Geral do Programa Jovem Engenheiro, Dominique Oliveira; da coordenadora da Coordenação de Emprego e Empreendedorismo, Micaelly Jennifer; da coordenadora adjunta do CreaJR-PI, Tássyla Pereira, da engenheira civil Joyce Medeiros; do diretor da Secretaria de Agricultura Familiar, Francisco Guedes; da diretora do Centro de Tecnologia da UESPI, Artemária Andrade, do ex-conselheiro federal Jaime da Paz, do ex-conselheiro do Crea-PI Valdemar Machado, da presidente da Abenc-PI, Socorro Seabra, e do presidente da Associação Jurídica e Social do Piauí, Thiago Brandim, e dos profissionais.
O vereador Markim Costa deu início à solenidade e elencou as qualidades que a profissão exige dos(as) engenheiros e engenheiras. “Nada mais justo que esta homenagem aos engenheiros, que são os profissionais essenciais para o desenvolvimento do país. Digo sempre que a Engenharia é terra, sol e mar, pois participa de todos os setores, desde a agronomia até a engenharia aeronáutica. Agradeço as presenças do presidente Joel Krüger e de todos os engenheiros que compareceram. Foi uma sessão muito bonita. Parabéns a todos os engenheiros e engenheiras do nosso estado”, disse.
O vereador Edson Melo ressaltou a importância da presença do presidente do Confea na solenidade e enfatizou que sempre busca trazer discussões sobre a Engenharia para a Câmara Municipal. “Destaco a relevância da aprovação da Lei de Inspeção Predial, em 2019, que determina que seja feita periodicamente a vistoria em prédios de Teresina. Portanto, foi um prazer propor essa homenagem a estes profissionais, que são importantes para o desenvolvimento local”, disse.
Na ocasião, o presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, reforçou a importância da presença do presidente Joel Krüger em Teresina, por este demonstrar apreço ao Crea-PI e aos profissionais do estado. Ele falou sobre a posição que a engenharia ocupa nos diferentes campos da economia e da sociedade. “Este é um dia muito significativo para nós e gostaria de agradecer também aos vereadores Edson Melo, Markim Costa e Paulo Lopes pela proposta de homenagem ao Dia do Engenheiro e, isso demonstra a influência da Engenharia e Agronomia para Teresina e para o Piauí”, declarou.
O presidente do Confea, Joel Krüger, abriu sua fala relatando que o Sistema, que reúne o Confea e os Creas, foi criado em 11 de dezembro de 1933 pelo Decreto-Lei 23.569, que marcou a regulamentação da Engenharia no Brasil. Ele também enfatizou que não podemos falar sobre igualdade, democracia e qualidade de vida, se não tivermos uma Engenharia, Agronomia e Geociências absolutamente fortes. “Temos uma importância estratégica. Então, nós ganhamos como Engenharia, mas a importância é para a sociedade. Na hora que ocorre um colapso no prédio, no momento de um desabamento ou alguma contaminação, a primeira pergunta é: quem era o engenheiro? Então, somos imprescindíveis para a segurança da sociedade”, afirmou.
No encerramento da primeira solenidade, em comemoração ao Dia do Engenheiro, o presidente do Confea declarou que o dia 11 de dezembro é uma data extremamente concorrida em todo o país e escolheu o Piauí devido ao apreço que tem pelo estado e aos profissionais. Ao finalizar sua fala, agradeceu os presentes pela bonita homenagem à Engenharia, à Agronomia e às Geociências.
Jescika Araújo
Assessoria de Comunicação do Crea-PI
Fotos: Marcelo Soares