Reduzir conflitos e habilitar técnicos

Brasília, quarta-feira, 26 de março de 2003.

Trazer para o Sistema Confea/Crea os mais de 100 mil
"Jaques Sherique, coord. do GT de Eng.
de Segurança do Trabalho
- Dalmi Rodrigues"
técnicos em segurança do trabalho e reduzir os conflitos entre engenheiros, técnicos e médicos que atuam na área. Esses são os objetivos do novo coordenador do Grupo de Trabalho de Engenharia de Segurança do Trabalho, eng. de segurança Jaques Sherique, Crea/RJ. Ele acredita ainda que até o final do mandato o Grupo de Trabalho, hoje vinculado ao Colégio de Presidentes, possa ganhar o status de Câmara Especializada.

"Temos uma grande possibilidade desta proposta transformar-se em realidade, se o Confea analisar a modificação sugerida para a criação das Câmaras. Somamos a isto quatro anos de trabalho e aprofundamento do Grupo de Trabalho em todas as questões vinculadas à engenharia de segurança do trabalho", disse.

Hoje existem mais de 100 mil técnicos em segurança do trabalho Por força de Lei, estão registrados no Ministério do Trabalho, MTb. Apenas os Creas do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Maranhão e Minas Gerais, habilitam esses profissionais para o exercício da profissão. Sherique quer trazer esses profissionais para o Confea propondo ao MTb, através de convênio, a transferência da responsabilidade pelo credenciamento.

"Seria uma forma de reduzir os conflitos de competência entre engenheiros e técnicos da área. O Sistema é quem deve abrigar os técnicos, respeitando a competência e habilitação de cada um", afirma.

Na primeira reunião da Comissão, foram aprovados os Manuais de Fiscalização e o de Procedimentos para Atuação Integrada entre as DRT's e os Creas. Ambos foram elaborados durante a gestão da eng. Maria Elequicina dos Santos, Crea/RN. O Manual de Fiscalização será encaminhado ao GT dos Presidentes para referendum, e depois encaminhado aos Creas para utilização. Na próxima reunião, o Grupo de Trabalho de Segurança do Trabalho discutirá a implementação do Manual de Procedimentos. O GT marcou para 12 e 13 de junho, Rio Branco, AC, e 18 e 19 de setembro, Rio de Janeiro, RJ, as próximas reuniões.

Christina Velho - Jornalista convidada