Brasília, 29 de maio de 2024.
Joel Krüger é o novo diretor-presidente da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas para o mandato 2024-2027. Krüger venceu com 11 votos contra os 7 de Emanuel Mota. O pleito foi realizado no plenário do Confea, na tarde desta quarta-feira (29/5), quando também foram escolhidos Carlos Antônio Xavier e Evânio Nicoleit para compor a Diretoria Executiva (Direx) da entidade.
Krüger, Xavier e Nicoleit se juntam a Edson Kuwahara e Emanuel Mota, eleitos pelo Colégio de Presidentes do Sistema na tarde de ontem (28/5). Com isso, a gestão da Mútua, que é dividida em diretorias Administrativa, Financeira, de Benefícios e Tecnologia, terá a seguinte composição a partir de 25 de agosto (clique nos links abaixo para conhecer o plano de trabalho de cada diretor):
diretor-presidente | Joel Krüger (PR) |
diretores | Carlos Antônio Xavier (RO) |
Edson Kuwahara (AP) | |
Emanuel Mota (CE) | |
Evânio Ramos Nicoleit (SC) |
Compromisso
Ao ser eleito, Krüger agradeceu os 15 votos recebidos no pleito para diretor e os 11 para diretor-presidente. Também reforçou o que havia preconizado em seu plano de trabalho. “Vamos trabalhar em conjunto e de maneira muito forte para cumprir os compromissos de toda a diretoria, de forma colegiada com o plenário, com os presidentes de Creas e os diretores das caixas de assistência regionais”, assegurou.
Em seu discurso, Carlos Antônio Xavier agradeceu os votos e reiterou seu compromisso de trabalhar em benefício da Mútua e do Sistema, “atendendo aos desejos dos profissionais e deste plenário”.
Na sequência, Evânio Nicoleit elogiou o trabalho justo e transparente da Comissão Eleitoral Federal (CEF), além disso agradeceu aos conselheiros. “Reafirmo todos os meus compromissos declarados nas propostas apresentadas. Vamos trabalhar para uma Mútua mais inclusiva e comprometida, que entregue resultado, produtos e serviços para os nossos profissionais."
- Confira como foi a apresentação dos planos de trabalho dos candidatos
Início dos trabalhos
O presidente Vinicius Marchese, o vice-presidente em exercício, Marcos Drago, coordenador da CEF, Neemias Barbosa, e o coordenador adjunto da CEF, Sérgio Maurício Cardoso abriram os trabalhos na manhã desta quarta-feira (29/5). O presidente Vinicius desejou “lucidez” aos postulantes aos cargos de diretor-executivo da Mútua. “Para que vocês consigam expor suas ideias da melhor forma para a nossa caixa (de assistência aos profissionais dos Creas) que tem um papel tão importante para o Sistema e para os profissionais”.
A mesa de trabalhos deu continuidade ao processo eleitoral já sendo composta por Carmem Lúcia Petraglia e Ana Adalgisa e ainda Daniel Robles, também integrantes da Comissão Eleitoral. “Nós vamos seguir o mesmo rito da eleição de ontem, com exceção da última fase que será a escolha do diretor-presidente. Para isso, quando encerrarmos a votação dos três membros da diretoria, vamos abrir inscrições para quem desejar concorrer ao cargo”, esclareceu o coordenador Neemias Barbosa. “Gostaria de parabenizar os eleitos ontem. Desejo que escutemos com atenção os candidatos para que exerçamos o nosso direito regimental de voto”, comentou o conselheiro Sérgio Maurício. A seguir, a assessora da CEF, Talita Machado, esclareceu detalhes sobre o rito da eleição.
Com 15 minutos para cada apresentação, após o sorteio realizado durante a abertura dos trabalhos, os candidatos Carlos Eduardo Vilhena Paiva; Daltro Pereira de Deus; Evânio Ramos Nicoleit; Waldir Duarte Costa Filho; Mário Cavalcanti de Albuquerque; Carlos Antônio Xavier e Joel Krüger. Os currículos e as propostas dos candidatos estão linkados a seguir nos resumos das suas apresentações.
Palavras dos candidatos
Diretor de Benefícios licenciado da Mútua e ex-conselheiro federal, Carlos Eduardo Vilhena Paiva afirmou que a Mútua não é uma concorrente do Confea. “O Sistema Confea/Crea está atuando para a sociedade, para 215 milhões de brasileiros. E a Mútua, para um milhão, um milhão e meio de profissionais. Não somos concorrentes, e a gente tem que trabalhar pela Mútua”, disse.
Em seguida, apresentou medidas implementadas durante a gestão, como a redução da primeira anuidade, o aumento do número de beneficiados, o plano de saúde administrado pela Mútua e o seguro de responsabilidade civil para o profissional que recolhe ART. “Criamos o auxílio maternidade para atender as profissionais até seis meses após o parto e o auxílio creche. A Mútua não pode ser um banco de empréstimo. Tentamos aproximar os nossos colegas profissionais e trazer a seguridade para os profissionais. Procurarmos dar segurança, cuidar dos profissionais. A próxima gestão vai continuar essa evolução”, considerou Vilhena.
Também ex-conselheiro federal, Daltro Pereira destacou a evolução da Caixa, parabenizando a atual diretoria. “Aumentou de 80 para 100 mil profissionais inscritos. Sempre procuramos melhorar”, comentou inicialmente. Entre as propostas para esse progresso, Daltro considerou a importância da divulgação da Mútua nas universidades, da ampliação do plano de saúde, da valorização das caixas menores. “Os profissionais mais carentes talvez estejam nas caixas pequenas. Não vamos subsidiá-las, mas precisamos dar mais atenção a elas”, disse.
Daltro Pereira ressaltou sua relação com as associações e a necessidade de tratá-las com equidade. A valorização da Ouvidoria e dos colaboradores também foi destacada pelo candidato. “Todo engenheiro é criado para produzir com muita resiliência. Penso que posso ajudar muito ao nosso Sistema. Vontade eu tenho, a ambição necessária eu tenho. Nesse sentido, peço o voto de todos”, concluiu.
Vice-presidente licenciado do Confea, Evânio Ramos Nicoleit considerou que sua candidatura foi construída ouvindo os colegas, não apenas do plenário, mas de diversos regionais. “Da mesma forma, as propostas foram construídas ouvindo a todos que nos procuraram para o debate”, disse, apresentando entre elas a ampliação da utilização de recursos de tecnologia da informação e comunicação em atividades, reuniões e sessões em ambiente virtual e a identificação de desafios e oportunidades para transformar ideias inovadoras em soluções.
A experiência profissional do gaúcho radicado em Santa Catarina foi apresentada, incluindo atuação junto à Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, desde 2000, além da atuação no sistema profissional. “Como propósitos, a gente busca adotar tecnologias e promover inovação; ampliar produtos, serviços e experiências a todos os envolvidos e promover a melhoria contínua para uma gestão cada vez mais ágil e transparente”, disse Evânio, apresentando ainda seus princípios: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade, razoabilidade, eficiência, interesse público, transparência na aplicação e uso dos recursos da Mútua e promoção da equidade e combate à discriminação.
Diretor de Tecnologia da Informação licenciado da Mútua, o ex-conselheiro federal Waldir Duarte Costa Filho apresentou sua experiência como mestre em Hidrogeologia e pesquisador em Geociências do Serviços Geológico do Brasil – SGB/MME desde 1998. No Sistema, foi presidente interino do Crea-PE e diretor financeiro e administrativo da Mútua-PE. Atuou ainda como diretor do Senge-PE e coordenador das câmaras técnicas de Água Subterrânea Nacional e de Pernambuco. Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas de Pernambuco (Abas-PE).
Entre realizações conduzidas com os demais diretores da Mútua, como o aumento do valor dos benefícios reembolsáveis e a ampliação dos prazos de quitação, além da criação da plataforma Mútua + Desenvolvimento e Oportunidades e do Portal da Transparência da entidade e a implantação da plataforma de Business Inteligence que disponibiliza acesso direto ao Confea e ao TCU, Waldir Costa apresentou resultados de sua área, como a Mútua Segura, Mútua Web Service, 1º Hackathon da Mútua e o novo site da entidade. Entre as suas propostas, presentes em seu plano de trabalho, está a de gestão integrada com o Confea, Crea e caixas regionais.
Conselheiro federal licenciado, Mário Cavalcanti de Albuquerque relacionou sua atuação junto ao Crea-MT e a Mútua-MT, ocupando diversos cargos, como diretor regional da entidade. “Em 2008 e 2009, tivemos uma atuação brilhante na associatividade, no compartilhamento com as entidades de classe e, principalmente, na atuação com a Tecnoprev”, disse, ressaltando que teve um segundo mandato junto à entidade entre 2014 e 2019. “Podemos contribuir brilhantemente. Todo esse trabalho foi muito gratificante e pude aprender muito com os profissionais”, afirmou.
Entre as suas linhas de ação, Mário Cavalcanti registra: programa de cadastro, plataforma e ART nacional unificada; valorização das entidades de classe, com incentivos fortalecendo sua manutenção e programas de capacitação; fortalecimento do Programa Mulher; fomento e solidificação do plano de previdência privada Tecnoprev; programa de melhoria continuada de equipamentos, sistemas e gestão; organização de sistemas integrados entre as caixas de assistência; implementação de Banco Digital da Mútua e modernização e aparelhamento dos apartamentos da rede hoteleira acessível aos mutualistas.
Com experiência em cargos públicos como secretário municipal de Agricultura, presidente da Emater-RO por dois mandatos consecutivos, Carlos Antônio Xavier foi diretor-geral da Mútua-RO e, por dois mandatos, presidente do Crea-RO. A construção da nova sede do regional e o saneamento de dívida ativa superior a quatro milhões de reais estão entre as conquistas de sua gestão.
A ampliação do número de associados e dos valores de benefícios concedidos durante sua gestão à frente da Mútua, entre 2011 e 2014. “Em três anos, passamos de 528 para 990 associados e concedemos quase R$ 14 milhões em benefícios. Foi muito trabalho, muita responsabilidade, muito comprometimento com a Mútua e os profissionais do Estado. Hoje a Mútua tem sua sede própria, uma realização da minha gestão”, apontou. Inclusão dos profissionais, excelência dos serviços e atualização profissional e a dedicação exclusiva à Mútua foram os compromissos assumidos pelo candidato.
Ex-presidente do Crea-PR e ex-presidente do Confea na gestão anterior, Joel Krüger é conselheiro federal licenciado representando as instituições de ensino de Engenharia. “Os senhores conselheiros conhecem bem minha maneira de trabalhar, ouvindo, respeitando as decisões dos órgãos colegiados. Isso é muito importante para a gente fazer esse trabalho com a diretoria colegiada da Mútua, articulado com esse plenário onde está o centro de decisão das grandes questões do sistema profissional. E esse plenário tem a obrigação legal de supervisionar as ações da Mútua, ele deve acompanhar e aprovar as decisões da Mútua. Esse plenário foi muito prestigiado e continuará sendo prestigiado se nós estivermos na diretoria executiva da Mútua”, considerou.
Em seguida, Joel Krüger apresentou sua trajetória e compromissos relacionados a temas como plano de saúde, seguros, benefícios cumulativos, previdência privada, educação continuada, formação tecnológica, jovens engenheiros e desconto na anuidade. “Temos que trabalhar integrados com as nossas caixas regionais, temos que fortalecer as caixas regionais. Temos que melhorar a comunicação da nossa Mútua para ampliar o número de associados”, disse, destacando a atuação por meio de programas específicos relacionados à diversidade e ainda as melhoria da modernização do sistema interno.
Sobre a Mútua
No ano em que celebra 47 anos, a Mútua se consolida como uma instituição que acolhe e auxilia os profissionais do Sistema Confea/Crea, oferecendo benefícios financeiros e promovendo iniciativas nas áreas de educação, empreendedorismo, sustentabilidade e empregabilidade. Para engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos e meteorologistas, a Mútua desempenha um papel fundamental, cobrindo áreas como saúde, qualidade de vida, bem-estar, desenvolvimento profissional, capacitação, previdência complementar, seguros e empreendedorismo.
Um dos principais papéis da Mútua é oferecer apoio assistencial aos profissionais associados e suas famílias em momentos de dificuldade. Durante a pandemia, a Caixa de Assistência criou o auxílio Covid, e recentemente lançou o Programa de Atendimento Emergencial ao Rio Grande do Sul, proporcionando auxílio financeiro aos profissionais afetados pela tragédia e implementando procedimentos mais ágeis para a concessão de benefícios sociais e reembolsáveis aos mutualistas do estado.
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Fernanda Pimentel, Henrique Nunes e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Santo Rei Produtora Audiovisual