Vítima da tragédia de Mariana, Colatina se agiliza na recuperação ambiental

Brasília, 27 de junho de 2017

São os profissionais do Sistema Confea/Crea que garantem saúde, sustento e produção. É o que diz Sergio Meneguelli, prefeito do município capixaba de Colatina (ES), que receberá o terceiro Preparatório da Engenharia e da Agronomia para o 8º Fórum Mundial da Água. "O conhecimento e a paixão que essas pessoas inserem no seu cotidiano de trabalho é que está fazendo e fará a diferença nesta busca incansável pela solução da crise hídrica", disse em entrevista ao site do Confea. Para ele, eventos da sorte que o Confea e os Creas têm promovido podem inspirar propostas diferenciadas para recuperação ambiental.

Colatina é cortada pelo Rio Doce, um dos afetados pelo desastre em Mariana em novembro de 2015 - considerado o maior acidente com barragens do mundo, segundo consultoria da Bowker Associates. Foi por esse motivo que o município foi o selecionado para hospedar o encontro preparatório em que profissionais da engenharia e da agronomia, gestores públicos e pesquisadores apresentam propostas que serão levadas ao 8º Fórum Mundial da Água, a ser realizado em 2018, em Brasília.

Apesar do acidente, o prefeito garante que Colatina continua sendo uma região privilegiada, devido às nascentes, às lagoas e aos rios que circundam o município. "Contudo, apesar dessa riqueza natural, grande parte da população no interior não conta com água tratada à disposição em suas casas", lamentou. Por outro lado, Colatina é o único município do Espírito Santo com programa de saneamento básico em implantação.

Em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com a Caixa Econômica Federal, o programa visa reduzir a poluição dos cursos hídricos que cortam o município; a executar obras de esgotamento sanitário; e a ações de reflorestamento, educação ambiental e controle de qualidade da água. "Esse compromisso, essa vontade de reconstruir o que foi perdido ou esquecido é um fator que nos credencia a contribuir com este debate", respondeu Meneguelli em relação à participação de Colatina no evento.

 

Leia a entrevista na íntegra:

Site do Confea: De 10 a 12 de julho, Colatina receberá profissionais, pesquisadores e gestores para o Preparatório da Engenharia e da Agronomia visando ao Fórum Mundial da Água. O objetivo da agenda é subsidiar as lideranças profissionais para que definam suas contribuições e posicionamentos a serem levados ao Fórum Mundial, em 2018. Para o senhor, qual é a importância de engenheiros, agrônomos e demais profissionais da área tecnológica participarem ativamente do Fórum? Como esses profissionais podem contribuir efetivamente?

Sergio Meneguelli: É por meio do trabalho destes profissionais que podemos garantir saúde, sustento e produção. O conhecimento e a paixão que estas pessoas inserem no seu cotidiano de trabalho é o que está fazendo e fará a diferença nesta busca incansável pela solução da crise hídrica, lembrando que o tema do Fórum será “Compartilhando a Água”. Por isso, nada mais justo do que compartilhar as ideias e principalmente o conhecimento de engenheiros, agrônomos e demais profissionais da área tecnológica.

 

Site do Confea: Qual contribuição o município de Colatina pode trazer ao debate?

Sergio Meneguelli: Acredito que a melhor resposta e principalmente a maior contribuição é o trabalho que está sendo desenvolvido em nosso município. Colatina tem hoje o único programa de saneamento básico em implantação no Estado do Espírito Santo. O programa, que está em execução pelo Município de Colatina - em parceria com o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, Sanear e Caixa Econômica Federal - tem como objetivo melhorar a qualidade ambiental urbana de Colatina, reduzindo a poluição dos cursos hídricos que cortam nosso município, melhorando a capacidade da gestão do saneamento e fortalecendo a administração municipal nas áreas de desenvolvimento urbano e meio ambiente.

Além da execução de obras de esgotamento sanitário, o município está promovendo, através do programa, ações de reflorestamento, educação ambiental e controle de qualidade da água nos cursos hídricos que serão despoluídos. E dentro do programa temos ainda o reflorestamento  da margem do rio Santa Maria. Também observamos animais que têm intimidade com o ambiente aquático e a representação do solo e rochas típicos de nossa região. Esse compromisso, essa vontade de reconstruir o que foi perdido ou esquecido é um fator que nos credencia a contribuir com este debate. 

 

Site do Confea: O evento acontecerá à beira do Rio Doce, um dos atingidos pelo acidente ambiental de Mariana. O senhor acredita que os debates podem auxiliar nas suas políticas de recuperação e manutenção do rio?

Sergio Meneguelli: Sim, com certeza. Encontros assim estimulam ideias, sugestões e até mesmo poderão inspirar as pessoas a apresentar algo que seja o diferencial na continuidade desta recuperação ambiental que já vem acontecendo. 

 

Site do Confea: Quais são as principais demandas da população de Colatina por recursos hídricos, seja nas áreas de saneamento básico ou nos ramos agrícola e industrial?

Sergio Meneguelli: Vivemos em uma região privilegiada devido a inúmeras nascentes, lagoas e rios. Contudo, apesar dessa riqueza natural, grande parte da população no interior não conta com água tratada à disposição em suas casas e a falta de saneamento básico é semelhante à realidade de grande parte das cidades do país. Isso acontece por vários motivos, porém, entendemos que é necessário um esforço do cidadão e dos Governos, em suas três esferas, de maneira a traçar e colocar em prática um planejamento adequado de Governança dos Recursos Hídricos visando resolver a problemática existente nesse âmbito. Em nosso município os ramos agrícola e industrial são bem atendidos dentro das normas existentes.

 

Site do Confea: Que reflexos os debates do Preparatório de Colatina poderão ser gerados para Colatina?

Sergio Meneguelli: Tenho convicção de que o Evento Preparatório para o Fórum Mundial das Águas, em Colatina, será um marco tanto pelo alto nível de qualidade das discussões a serem realizadas envolvendo esse tema, quanto no que se refere à identificação de soluções sustentáveis que possam efetivamente contribuir para a mudança da realidade em nosso país em se tratando da gestão com segurança de nossos recursos hídricos. 

Equipe de Comunicação do Confea