Vencedores da promoção Sua Ideia Vale Ouro participam da 67° SOEAA
Vencedores da promoção Sua Ideia Vale Ouro participam da 67° SOEAA
Última atualização: 22/08/2010 às 18h01
Cuiabá, 23 de agosto de 2010.
O engenheiro químico Antônio Germano Gomes Pinto e o estudante de engenharia ambiental Thiago Nogueira Camargo são os vencedores da promoção Suas Ideias Valem Ouro Para o Futuro do país. Ao todo, 25 pessoas participaram da premiação, por meio do site www.suasideiasvalemouro.com.br. Os vencedores participam da 67° Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, evento realizado em Cuiabá, capital mato-grossense, que teve início ontem (22) até 25 de agosto, com as despesas custeadas pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Confea.
A ideia enviada por Thiago consiste no desenvolvimento, planejamento e implementação de mini-usinas de triagem para o gerenciamento de resíduos sólidos em condomínios. Aluno do último período de engenharia ambiental, ele desenvolveu um projeto nesse sentido e começou a aplicar a ideia no condomínio onde mora, há seis meses. “Fiz um levantamento socioambiental com os moradores, para dimensionar a geração de lixo e dos coletores necessários para montar a miniusina. Agora estamos na fase de compra dos coletores e de educação ambiental, com realização de palestras sobre temas como separação do lixo”, explica Thiago, que está organizando uma assembléia mirim para orientar jovens moradores do condomínio, que darão continuidade ao projeto. “É importante revertermos o conhecimento adquirido na faculdade em prol da sociedade”, ressalta o estudante.
"Antônio Germano" Já a ideia de Antônio, que é especialista em gestão e tecnologia ambiental, refere-se a uma forma simples de reter água no solo, com a utilização de garrafas PET. “Toma-se a garrafa e, com uma tesoura, corta-se a partir da boca até o início da curvatura do casco, como uma estrela de quatro pontas. A seguir, enche-se a garrafa com solo do local da experiência, molhando bem o material. Enterra-se a garrafa cheia de terra molhada no solo. Ela irá funcionar como calhas, dirigindo as águas das chuvas ou da irrigação para dentro da garrafa”, descreve Antônio. “Após a chuva, o material da garrafa irá se encharcar como uma esponja e, durante as estiagens, a água retida sairá lentamente por efeito capilar, mantendo úmida a terra do entorno”.
Antônio considera a ideia simples, mas com uma utilização prática interessante. Ele se diz muito preocupado, em especial, com o efeito estufa e está constantemente buscando soluções para esse problema, disponibilizando suas ideias, por meio de artigos, na internet. “Acredito que devemos ser úteis aos nossos semelhantes. As ideias devem ser compartilhadas”, afirma Antônio. Tanto Antônio como Thiago freqüentam o site do Confea e do Crea de sua região. “Sempre acompanho as notícias”, lembra Antônio, que ficou sabendo da promoção por meio dos sites.