Rio Branco, 25 de outubro de 2010
Na abertura do evento, 21, os trabalhos foram iniciados com uma palestra motivacional, ministrada pelo pastor Celso Costa e durante todo o dia houve apresentações sobre Fiscalização na área de Segurança do Trabalho, com o gerente da fiscalização do Crea-RO, Fiscalização de Atividades Agronômicas, Agrícolas e Florestais, com o assessor técnico do Crea-AM, Elias Paiva, Fiscalização em atividades elétrica/eletrônica emissoras de rádio e TV, antenas de transmissão, antenas de celulares, torres de telefônica celular móvel, apresentado pelo palestrante do Crea-PR Rubens Gonzales e ainda apresentação da fiscalização do Crea-PA em atividade mecânica e metalúrgica.
Um dos pontos altos do primeiro dia foi o encerramento das atividades com o Conselheiro Federal Júlio Cesar de Pontes, que explanou sobre ações da fiscalização relacionadas ao Meio Ambiente, Geologia e Minas, exibindo uma reportagem local com as dragas de extração de areia no Rio Acre e finalizando a apresentação o palestrante fez uma demonstração com espoleta, cordel e estopim, o material usado era apenas uma simulação, dentro, não possuíam qualquer tipo de explosivo.
No último dia do evento, 22, o tema estava voltado as novas Resoluções, 1.008/2004, 1.024/2009 e 1.025/2009. Esta entrará em vigor a partir do dia primeiro de janeiro de 2011 e dispõe sobre a Nova ART e CAT, e teremos uma padronização dos documentos, os Creas terão uma identidade única para a Anotação de Responsabilidade Técnica e Certidão de Acervo Técnico. Um dos diferenciais do novo sistema é que automaticamente quando o profissional for preencher uma ART, suas atribuições vão aparecer de acordo com titulação, inclusão de título e anotação de curso daquele profissional.
Para o analista do Crea-SP, Luiz Bombonato, o treinamento também acrescentou muito para o seu Regional. “Para nós tem muita coisa diferente. Apesar de sermos considerados um Crea grande, como chamamos, aprendemos muito com o treinamento e com certeza estou levando uma bagagem para nossa fiscalização.Inclusive, estamos fazendo uma fiscalização na área de mineração e meio ambiente e a palestra do Júlio foi de grande importância para o nosso Crea” assegurou Bombonato.
O agente fiscal do Crea-PA, Anderson Foro, que palestrou sobre fiscalização da atividade mecânica e metalúrgica, falou que o evento será um exemplo para o próximo treinamento dos fiscais do Crea-PA, ressaltando que o resultado do treinamento com certeza foi alcançado, essa troca de experiências entre os regionais agrega valores para as fiscalizações.
O encontro, que vem sendo realizado em vários Creas do país, é o primeiro do Crea-AC. Custeado pelo Programa de Desenvolvimento da Fiscalização 2010 e financiado pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, tem como principal objetivo investir e capacitar a Fiscalização.
Ascom Crea-AC