Tragédia de Mariana é pauta de reunião do Colégio de Entidades Nacionais

Brasília, 18 de novembro de 2015.

Terminou hoje (18) a reunião extraordinária do Colégio de Entidades Nacionais (Cden). Reunidos desde o último dia 16 na sede do Confea, presidentes e representantes discutiram sobre o rompimento da barragem da empresa Samarco na cidade de Mariana, Região Central de Minas Gerais, no último dia 5 de novembro.

Segundo o presidente da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), João César de Freitas Pinheiro, que esteve à frente dos trabalhos nesta manhã, foram tratadas questões técnicas, sociais e as questões de políticas públicas relacionadas à tragédia. “O Confea, e os Creas de Minas Gerais e do Espírito Santos estão dedicados a levantar todas as responsabilidades referentes ao exercício profissional".

O Sistema Confea/Crea pretende não apenas levantar as causas do acidente, mas propor soluções para que um fato tão lamentável como este não se repita. João César acredita que o presidente do Confea, José Tadeu, após aprovação do plenário, irá propor que o Conselho Federal passe a integrar alguns grupos de investigação e de prevenção de riscos que já se formam, como os do Ministério Público Federal, OAB e órgãos de governos federais, estaduais e municipais.

Equipe de Comunicação do Confea