Curitiba, 26 de janeiro de 2011
A Superintendência de Desenvolvimento Educacional (SUDE), antiga Fundepar, participa ativamente das discussões e reunião do Grupo de Trabalho (GT) Infraestrutura das Escolas Estaduais do Paraná, que é fruto de um pedido do secretário estadual de Educação e vice-governador Flavio Arns. O GT atua na fiscalização e vistoria das condições e da infraestrutura das escolas do Estado.
Recém empossado como superintendente da SUDE, o engenheiro civil Jaime Sunye Neto diz que a falta de diagnóstico sobre as escolas acarreta na perda de recursos, pois sem ele, não há conhecimento da real necessidade das obras. “O estudo é o ponto de partida para a aplicação de verba. Além disso, também precisamos de novos projetos-padrões para a construção das escolas, com mais preocupação ambiental, entre outras atualizações”, exemplifica.
Apesar da preocupação com o planejamento completo, Sunye garante que ações emergenciais serão realizadas em curto prazo. “Assim como já estamos pensando no diagnóstico do Paraná todo, também precisamos dar prioridade às obras mais urgentes”, diz.
Sunye é funcionário de carreira da antiga Fundepar desde 1980 e acumula também a posição de presidente do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) organização civil de utilidade pública que tem como finalidade promover e valorizar a engenharia e seus profissionais.