Senado e Confea lançam Frente Parlamentar pela Engenharia

 Brasília, sexta-feira, 19 de agosto de 2005

Trinta e quatro parlamentares, dos quais nove são senadores e 25 deputados federais, já aderiram a Frente Parlamentar pela Engenharia, que terá sua instalação oficial no próximo 23 de agosto, às 16h30, no Plenário, Ala Senador Alexandre Costa, na sede do Senado, em Brasília.
A iniciativa é do senador Marcelo Crivella com apoio do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).

A contribuição da engenharia para o crescimento e desenvolvimento do país foi o que motivou o Senador a criar a Frente. “A engenharia está presente em tudo, desde as pequenas ações cotidianas às mais complexas, sendo, pois, impossível para o homem moderno deixar de utilizar as suas  manifestações na habitação, na saúde, no transporte, no lazer, na educação e em todas as áreas essenciais para o crescimento do país”, ressaltou Crivella.

O presidente do Confea, eng.civil Wilson Lang, lembra que a entidade tem cerca de 900 mil profissionais registrados através de seus 27 Conselhos Regionais (Creas) e que as atividades destes profissionais respondem por cerca de 70% do PIB brasileiro. “A engenharia brasileira tem dado mostras de sua enorme capacidade de criação e adaptação às novas tecnologias, nas áreas de consultoria, projetos e construção”, disse.

Lang citou como exemplo da competência da engenharia brasileira a produção de motores: “De motor para geladeira a elevadores, o Brasil é hoje o maior fabricante e um dos maiores exportadores de motores de pequeno e médio porte. A diversidade na aplicação destes motores é o grande diferencial das fábricas brasileiras que não se especializaram em um só tipo de produção, mas em várias e avançadas tecnologias”.

Tanto o presidente do Confea como o Senador autor da iniciativa são unânimes em afirmar que manter e qualificar a engenharia é missão multiorganizacional que envolve instituições de ensino, sindicatos de classe, clubes de engenharia, conselhos profissionais, federações de indústrias, parlamentares e o Estado.

Finalidades – Estão entre os objetivos da “Frente Parlamentar Pela Engenharia”: defender, apoiar e promover o desenvolvimento e a valorização da engenharia, arquitetura e agronomia e das demais profissões do setor tecnológico brasileiro; promover a integração entre o Congresso Nacional e as entidades e órgãos representativos das profissões em questão; acompanhar o processo legislativo no Congresso Nacional, especialmente das matérias de interesse da engenharia e de seu exercício profissional; subsidiar com informações as iniciativas legislativas de interesse da profissão; acompanhar os assuntos de interesse da engenharia no âmbito dos três poderes com o objetivo de defender politicamente as manifestações e posicionamentos a ela afetas.

Bety Rita Ramos
Da equipe da ACOM