Seminário em Itaberaba aponta alternativas para melhoria dos passeios públicos

Salvador, 25 de julho de 2011.

Representantes de diversos órgãos (Crea, Ministério Público, Prefeitura Municipal, Assipi, Cocas e Associação Brasileira de Cimento Portland) participam do I Seminário Regional Calçadas e Acessibilidade, que será realizado no dia 28 de julho, das 8h às 13h, no auditório do Colégio Modelo de Itaberaba (BA). O evento é promovido pelo GT de Acessibilidade do Crea e visa traçar um panorama da precariedade e das condições dos passeios públicos do município.

O seminário será precedido de uma Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que será realizada no dia 27/07, no período da tarde, e vai vistoriar a área central do município, juntamente com a prefeitura, Ministério Público do Estado e associações voltadas aos interesses das pessoas com deficiência. Na ação, pretende-se levantar os obstáculos arquitetônicos e urbanísticos, além de elaborar um relatório para ser entregue ao poder público municipal e MP recomendando intervenções para que a cidade se torne mais acessível e inclusiva.

O diagnóstico preliminar da FPI, e temas como calçadas acessíveis, acessibilidade e políticas públicas, dentre outros, serão tratados no evento. Estudos divulgados este ano pela Organização Mundial da Saúde e Banco Mundial dão conta de que 15% da população do planeta, ou um bilhão de pessoas (quase uma em cada sete), convivem com algum tipo de deficiência.

Inscrições pelo fone (71) 3453-8937/(75)3251-3213 ou e-mails: inscrição@creaba.org.br/ creaba.itaberaba@redecreaba.org.br.

Assessoria de Comunicação do Crea-BA