Segurança: chave para a construção de um futuro sustentável

Xangai, quinta-feira, 4 de novembro de 2004.

Uma das palestras de abertura do primeiro dia da II Convenção Mundial de Engenheiros (WEC 2004), que está acontecendo até o dia 06 de novembro em Xangai, na China, tratou de engenharia de segurança e foi proferida pelo engenheiro alemão Peter Hupfer. Ele destacou a segurança como fator de sucesso.

Para Hupfer a segurança é uma atividade fator chave para a construção de um futuro sustentável. Ele ressaltou também que a segurança é uma atividade multidisciplinar, que começa no projeto, passa pelo tratamento dos materiais, desenho dos produtos, enfim, está em todo o processo, incluindo a logística de distribuição onde todos devem estar voltados para a eliminação do risco e para as conseqüências de um acidente.

Hupfer apresentou vários exemplos em que a presença da engenharia de segurança é vital. Da construção civil à indústria. Das modalidades de transporte público até o comportamento considerado relevante das pessoas envolvidas, como por exemplo, o segmento dos automóveis onde o treinamento dos condutores tem que ser rigoroso.

No caso de comportamentos individuais, ele exemplificou que na Europa motorista embriagado perde a carteira e só a recupera depois de um longo período de tratamento médico e psicológico.

O engenheiro finalizou dizendo que na Europa, para cada acidente, é contratada uma perícia com a finalidade de detectar a real causa e saná-la com melhorias de projetos. Segundo ele, a engenharia de segurança salva vidas, melhora a qualidade de vida, melhora produtos e processos, assegura as condições favoráveis ao meio ambiente e a favorece a criação de um futuro sustentável.

Bety Rita Ramos - Assessora de Comunicação