Reunião sobre produção de hortaliças visa conscientizar pequenos produtores de Goiás

Goiânia, 26 de julho de 2011

No último dia 20, foi realizado no plenário do Crea-GO um encontro para debater a produção de hortaliças, no perímetro urbano de Goiânia, com possíveis problemas que podem ser gerados à saúde da população. A reunião foi coordenada pelo professor e conselheiro do Crea-GO Anatoly Kravchenko, que apresentou imagens das produções de hortaliças e do armazenamento indevido de embalagens vazias de agrotóxicos.

As imagens apresentadas pelo professor Kravchenko denunciou a forma de plantio dos produtores de hortaliças que, em sua maioria, utilizam água de mananciais poluídos, além de fazerem uso indiscriminado de agrotóxicos sem a orientação de um profissional habilitado. Esta conduta pode gerar sérios problemas à saúde humana, como intoxicação, alergias, atrofia testicular, problemas renais, câncer e até má formação de feto.  “O Crea está coordenando esse trabalho de fiscalização que foi iniciado em setembro do ano passado. Infelizmente a situação não é boa. Porém o Crea não é favorável que se puna o pequeno produtor. Ele precisa de orientação e é nesse sentido que o Crea-GO está promovendo esses encontros para fornecer aos pequenos produtores as condições mínimas de atuar de acordo com a legislação” afirmou o presidente do Crea-GO, engenheiro Gerson  de Almeida Taguatinga.

Após a apresentação do professor Anatoly, os participantes da reunião discutiram a possibilidade de se realizar um trabalho de conscientização junto aos produtores de hortaliças. “Nós acreditamos que as iniciativas devem ser tomadas para prevenir e conscientizar os pequenos produtores. Essas duas iniciativas visam levar a esses produtores rurais, que exploram a atividade da horticultura, condições para que eles produzam de maneira adequada e correta. É claro que isso deve ser feito em trabalho conjunto, entre o poder público, a iniciativa privada e as entidades de classe”, completou o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte e presidente do Conselho de Agronegócios da Fieg, Igor Montenegro.

Assessoria de Comunicação do Crea-GO