Reunião do CREA-SC discute Normas de Segurança no Combate a Incêndios

Brasília, 17 de outubro de 2006

No dia 18 de outubro, às 14h, o CREA-SC sedia uma reunião de revisão das Normas Técnicas de Segurança Contra Incêndio em Edificações e Locais de Eventos. O trabalho é coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina, sob supervisão do Cel. Álvaro Maus, diretor de Atividades Técnicas.

Essa será a segunda reunião do processo de mudança das normas. A primeira foi realizada em 18 de setembro, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade. Participam das discussões todos os ramos e entidades envolvidos com o assunto, desde Polícia Militar, CREA, entidades de classe dos engenheiros e arquitetos e entidades representantes do setor da construção.

Segundo o Cel. Álvaro Maus, as mudanças nas normas de segurança contra incêndio são necessárias por causa da evolução tecnológica e para se adaptar às legislações nacional e internacional. "As normas de segurança contra incêndio em Santa Catarina tem como base as normas nacionais, que sofreram algumas alterações nos últimos anos."

O Cel. ressalta que o debate envolve todos setores envolvidos, e por isso, não há um prazo limite para que a reformulação seja concluída. "Estamos trabalhando para fazer no menor tempo possível, mas não adianta atropelar as coisas. Esse é um assunto que precisa ser amplamente discutido com calma, por todos os interessados", comenta.

Os debates não são restritos apenas aos membros das instituições convidadas. Todos os profissionais da área da engenharia ou que estejam ligados ao assunto podem participar para colaborar com o documento.

O segundo vice-presidente do CREA-SC, Eng. Civil e de Segurança do Trabalho Carlos Alberto Xavier, defende que o Conselho e seus profissionais tem papel fundamental na discussão. "A experiência prática do engenheiro e do arquiteto no setor é fundamental para melhorar o debate e engrandecer o projeto."

Confira no site do CREA-SC a norma atual e a nova proposta. O endereço do site é www.crea-sc.org.br.

Patrícia Francalacci
da
Assessoria de Comunicação CREA-SC
Colaboração: Rodrigo Dalmonico, Sara Uhelski e Tiago Agostini