Reunião da SBPC acontece ao mesmo tempo em Fortaleza e Sobral

Fortaleza (CE), 19.07.2005

Fortaleza
– Pela primeira vez em sua história, a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vai ocorrer simultaneamente em duas cidades do Ceará: Fortaleza e Sobral (que fica a 340 km da capital). O tema do encontro que começou domingo, 17, é “Do Sertão olhando o Mar, Cultura e Ciência”.

"A simultaneidade será com apenas parte da programação, mas já é uma conquista porque os pesquisadores se deslocarão até Sobral para as palestras e os debates. Isso marca o compromisso da SBPC com a interiorização do desenvolvimento socio-econômico-cultural da nação brasileira", diz o secretário regional da SBPC no estado, professor Armínio Aguiar dos Santos

Segundo Santos, além de ser a segunda cidade do estado, Sobral foi escolhida por ter tradição na pesquisa científica. Ele conta que em 1905 um grupo de pesquisadores do Observatório Nacional do Rio de Janeiro foi até a cidade para uma experiência que teria conseqüências históricas: eles fotografaram o eclipse do sol e permitiram assim a comprovação da Teoria da Relatividade de Einstein.

O professor diz que Sobral se tornou um importante pólo na área da educação, com uma universidade e um centro de pesquisas da Embrapa, voltado para o desenvolvimento da criação de caprinos.

Armínio Aguiar também destaca que este ano a reunião da SBPC dá atenção especial aos professores do ensino fundamental buscando incentivar sua qualificação. "É espantoso o divórcio que existe entre a pesquisa científica de ponta que é realizada na universidade e o que é infelizmente ensinado nas nossas escolas para os nossos filhos, inclusive em colégios particulares".

Olga Bardawil
Repórter da Agência Brasil