Programa de Estágio e Jovem Aprendiz do Crea-RO recebe homenagem

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO), recebeu na última semana, um certificado em homenagem e reconhecimento pela expressiva parceria e contribuição ao Programa de Estágios e Aprendizes do Centro de Integração Empresa – Escola – CIEE, colaborando de maneira decisiva na inserção da juventude estudantil brasileira no mercado de trabalho. O certificado foi entregue ao vice-presidente do Conselho, o geógrafo Eliomar Pereira. Na solenidade estiveram presentes ainda, o superintendente do Crea-RO, Ronaldo Guimarães, e Sidicley Queiroz, gerente administrativo.

"Crea-RO recebendo certificado do CIEE"
De acordo com responsável pelo o CIEE no estado de Rondônia, Cláudio José Ferreira, cerca de 28 estagiários e 7 aprendizes já participou do programa implantado no Crea de Rondônia. “O Conselho está dando uma grande oportunidade para o jovem na questão da iniciação do mercado de trabalho. No estágio, ele tem a vivência prática e no programa aprendiz, ele é contratado com carteira assinada”, disse.

O Jovem Aprendiz trabalha 20 horas por semana, sendo 16 horas práticas e 4 horas com aulas teóricas. Ele recebe um salário mínimo e auxílio transporte. Já o estagiário, recebe uma bolsa auxílio, como também o auxílio transporte. “Para ser aprendiz, o jovem precisa ter idade mínima de 14 anos até 24 anos. Já o estagiário é a partir dos 16 anos até enquanto estiver estudando”, disse Cláudio José.

Liconl Michel estuda no Colégio São Luís, tem 18 anos e é um exemplo do jovem aprendiz do Conselho. “Eu estou há um ano e meio no programa e aprendi muitas coisas. Descobri também aqui, o que quero estudar na faculdade e pretendo cursar engenharia civil”, disse.

Outro exemplo de jovem aprendiz do Crea-RO é Amanda Müller, 18 anos, que está no Crea-RO há um ano e seis meses. “Eu acho incrível e não me arrependo de ter entrado neste programa porque o que estou aprendendo aqui, não vou esquecer nunca. É muito gratificante estar trabalhando no Conselho. E estou aproveitando esta oportunidade que muitas pessoas gostariam de ter”, disse Amanda.

Paulo Agra, 21 anos, é estagiário do Conselho há quase um ano e estuda Sistema de Informação. “Nunca tinha trabalhado na área. E atuar aqui é estar adquirindo mais responsabilidade e ter maiores possibilidades de ingressar no mercado de trabalho”, disse o estagiário.


Por Natália Lima