A moção foi aprovada depois da participação - extra-pauta - do presidente da Fenaj, Sérgio Murilo, que falou sobre a criação do Conselho Federal dos Jornalistas (CFJ) - cujo projeto de lei tramita no Congresso Nacional e gera grande polêmica -. Murilo agradeceu o espaço aberto e depois de historiar a trajetória iniciada em 1996 para a da criação da entidade, afirmou que "não houve alterações no texto base, por parte da Casa Civil, como alardeia a imprensa em geral. Existiram adaptações técnicas e as alterações feitas, todas foram discutidas na Fenaj. Se há defeitos e virtudes no projeto, são nossos".
Criticando o "exército de picaretas que se passam por jornalistas", Murilo lembrou que a Fenaj enfrentou a ditadura e lutou pela liberdade de imprensa e jamais poderia estar patrocinando um projeto que pudesse colocar em risco a liberdade de imprensa". Ele argumenta ainda que com o CFJ "poderemos influenciar para melhorar a qualidade do ensino de jornalismo e zelar pela ética profissional".
Campanha - O slogan "Profissional registrado: melhor para o Brasil" compõe a campanha publicitária apresentada pela comissão de comunicação do Conselhão. Além de ter obtido consenso absoluto entre os participantes, a campanha será deflagrada imediatamente com a utilização da marca apresentada nos sites de cada conselho, assim como nas publicações patrocinadas por eles.
Estandes localizados em pontos estratégicos, distribuição de folderes e outdoores, estão entre os veículos de comunicação a ser utilizados pela campanha que além dos profissionais, tem os parlamentares entre seu público alvo.
Uma comissão executiva composta pelos conselhos federais de Relações Públicas, Economia, Biblioteconomia, Administração e Confea, será responsável pela implementação da campanha.
Maria Helena de Carvalho - Da equipe da ACOM
Criticando o "exército de picaretas que se passam por jornalistas", Murilo lembrou que a Fenaj enfrentou a ditadura e lutou pela liberdade de imprensa e jamais poderia estar patrocinando um projeto que pudesse colocar em risco a liberdade de imprensa". Ele argumenta ainda que com o CFJ "poderemos influenciar para melhorar a qualidade do ensino de jornalismo e zelar pela ética profissional".
Campanha - O slogan "Profissional registrado: melhor para o Brasil" compõe a campanha publicitária apresentada pela comissão de comunicação do Conselhão. Além de ter obtido consenso absoluto entre os participantes, a campanha será deflagrada imediatamente com a utilização da marca apresentada nos sites de cada conselho, assim como nas publicações patrocinadas por eles.
Estandes localizados em pontos estratégicos, distribuição de folderes e outdoores, estão entre os veículos de comunicação a ser utilizados pela campanha que além dos profissionais, tem os parlamentares entre seu público alvo.
Uma comissão executiva composta pelos conselhos federais de Relações Públicas, Economia, Biblioteconomia, Administração e Confea, será responsável pela implementação da campanha.
Maria Helena de Carvalho - Da equipe da ACOM