Posse do novo diretor da ESALQ ocorre na próxima semana

Brasília, 10 de janeiro de 2007

Ex-conselheiro do Confea, Antonio Roque Dechen é o novo diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz Queiroz” (Esalq). A cerimônia de posse será às 16h do dia 16 de janeiro de 2007, no Salão Nobre da instituição. Dechen dirigirá a ESALQ por quatro anos.

Plano de Gestão
O foco da administração do ex-conselheiro será a valorização do ensino de graduação em todos os cursos da ESALQ, consolidando a excelência na formação de profissionais qualificados para a nova demanda da sociedade.

A integração com a sociedade piracicabana, brasileira, internacional e com todos os segmentos representativos das Ciências Agrárias serão fortalecidos.

A atuação da diretoria será no sentido de consolidar a participação da ESALQ no agronegócio brasileiro com responsabilidade sócio-ambiental. O programa de Adequação Ambiental do Campus e a criação de um Centro de Difusão e Transferência Tecnológica, já em andamento na gestão do professor Parra, receberão total apoio e serão prioritários. A direção se empenhará em promover parcerias para a efetivação dos mesmos.

"Conto com a efetiva participação de todos os segmentos da ESALQ na consolidação destes objetivos que, certamente, são anseios de todos nós", conclui Dechen.

Observações
Eleito Engenheiro Agrônomo do Ano 2006, pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (Aeasp), Antonio Roque Dechen formou-se pela ESALQ no ano de 1973. De 1975 a 81, foi pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). É professor do departamento de Ciência do Solo desde 1981, lecionando a disciplina Nutrição Mineral de Plantas.

Na ESALQ ocupou posições de destaque como a vice-diretoria da instituição, presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária, vice-presidente de pós-graduação, presidente da Comissão de Convênios, coordenador do curso de pós-graduação em Fisiologia e Bioquímica de Plantas, diretor da Estação Experimental Agrozootécnica Hilgard Georgina Von Pritzelwitz, presidente da Comissão de sesquicentenário de nascimento de Luiz de Queiroz e outros. Dechen também foi presidente da Associação dos Ex-alunos da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Adealq) nos períodos de 1984/85, 1987/88 e 1990/91 e presidente da Fundação de Estudos Agrários "Luiz de Queiroz" (Fealq), no período de janeiro de 1998 até janeiro de 2007.

Na área de pesquisa publicou 10 livros, 71 artigos científicos e 33 capítulos de livros. Entre teses e dissertações, orientou 17 de mestrado, 16 de doutorado, além de participar de 239 bancas examinadoras. Participou de 127 eventos nacionais e 21 congressos internacionais.

Entre prêmios e homenagens recebeu, em 1992, o Prêmio Franz Wilhelm Dafert na área de Fertilidade do Solo. No ano seguinte recebeu a Medalha Fernando Costa, pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (Aeasp). Em 2001, recebeu a Medalha de Mérito Científico e Tecnológico do Governo do Estado de São Paulo. Em 2005, recebeu as Medalhas do Mérito do Sistema Confea-Crea e a Científica Prof. Dr. Walter Radamés Accorsi, pelo Clube dos Escritores de Piracicaba. Foi, ainda, professor homenageado por 12 turmas da ESALQ e paraninfo dos formandos da 89ª Turma de Engenheiros Agrônomos, em 1993, e da 91ª Turma, em 1995.

Fonte: USP / Universia