PMOC, inspeções prediais urbanas e inspeções hospitalares em foco na Coordenadoria de Industrial

Brasília, 27 de fevereiro de 2019.

"Engenheiro mecânico Marcos Martins espera integrar os planos de trabalho da Industrial e o do Confea e acredita na integração dos demais coordenadores"


O novo coordenador da Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial (CCEEI), eng. mec. Marcos Adriany Martins, tem uma trajetória recente no Sistema Confea/Crea e Mútua, tendo suas atividades ligadas à iniciativa privada.

O capixaba formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 1991 iniciou sua carreira em uma prestadora de serviços da Petrobras nas refinarias de Paulínia e Duque de Caxias como engenheiro de qualidade de isolamento térmico industrial. Nos últimos anos, vem atuando como gerente de Contratos e Projetos em obras industriais e comerciais de médio e grande porte em seu estado. “Vindo da iniciativa privada, a celeridade nos processos sempre foi um objetivo buscado dentro do Sistema, mas respeitando sempre os trâmites legais e regimentais”, comentou.

No Sistema, Marcos Martins iniciou suas atividades por meio do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Espírito Santo (Senge-ES), em 2016. “E nesse mesmo ano, aceitei o desafio de me candidatar a conselheiro para atuar diretamente para mudar os problemas que encontrava e não apenas reclamar”, diz. Após tornar-se coordenador adjunto da Câmara de Industrial do Crea-ES, ainda em 2017, foi eleito em 2018 e 2019, por unanimidade, como coordenador da área no regional. Agora, foi eleito coordenador nacional. Veja os demais coordenadores.

“Em 2018, atuei também como coordenador do Colégio de Coordenadores e coordenador Adjunto da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas do Crea-ES. Participei ativamente do Grupo de Trabalho sobre inspeções prediais urbanas, instalado no Crea-ES em 2018. Agora, em 2019, estou como coordenador da Comissão de Orçamento e tomada de contas. Sempre atuei buscando a união nas câmaras, comissões e grupos de trabalho de que participei”, descreve.
 
Site do Confea: Entre os assuntos tratados pela câmara, qual o senhor acha que precisa de um olhar mais urgente e apurado?

Marcos Martins: Este ano a Ceap definiu uma pauta específica, baseada principalmente no tema fiscalização. Este assunto será tratado prioritariamente pela Câmara, inclusive deliberamos pela participação de representantes da fiscalização dos regionais para troca de experiências e uniformização das atuações neste campo. Abriremos espaço em duas reuniões para discussão e apresentação de casos de sucesso dos regionais, em Florianópolis e em Goiânia, regionais com bons resultados no tema fiscalização.
 
Site do Confea: Para este ano, o que o senhor destacaria no plano de trabalho da Câmara?

Marcos Martins:
Três pontos merecem destaque no plano de trabalho deste ano: PMOC, Inspeções Prediais Urbanas e Inspeções Hospitalares. São temas em que alguns Creas já atuam bastante e precisamos discuti-los para que sejam aplicados em todos os regionais. Com isso atuaremos fortemente na proteção da sociedade, pois são itens que vêm apresentando problemas com graves consequências em alguns estados.


 

"Há pouco mais de três anos no Sistema, Marcos Adriany Martins foi eleito coordenador nacional"

 
Site do Confea: Quais são as suas perspectivas à frente da coordenação?


Marcos Martins:
Será um ano de intenso trabalho. Já tínhamos definido diversos temas para o plano de trabalho deste ano e ainda recebemos da Ceap a determinação de mais alguns temas, aumentando em muito a carga de trabalho e discussões dentro da Câmara, mas as perspectivas são muito boas em relação ao resultado a ser alcançado no fim do ano. O grupo se mostrou muito ativo e disposto a colaborar para a obtenção do melhor resultado.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea