Recife, 24 de março de 2010.
Nesta quarta-feira (24) se iniciam as palestras e as mesas-redondas do I Seminário Pensar as Américas – Integração, Solidariedade e Desenvolvimento, que acontece até sábado (27), no Recife, com a proposta de discutir as políticas e os desafios para a integração Panamericana, além do posicionamento governamental e de agências de cooperação internacional. Meio ambiente, acessibilidade, matriz energética e de transporte, urbanização e cidadania fazem parte da programação. O evento conta com delegações da Argentina, Venezuela, Costa Rica, Honduras, Cuba, Colômbia, Nicarágua, Guatemala, República Dominicana, El Salvador e Canadá.
No primeiro dia de trabalho, três mesas-redondas abordarão diferentes temas: Políticas e Desafios para a Integração Panamericana, que tem como debatedores o embaixador do Haiti no Brasil, Idalbert Pierre-Jean, e o economista da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Marcos Costa Lima. O segundo tema, Visões Oficiais dos Governos dos Países do Continente Panamericano sobre o Desenvolvimento e a sua Integração, será exposto a partir de intervenções do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, do embaixador da Venezuela no Brasil, Júlio Garcia Montoya e do presidente da Unión Nacional de Arquitectos e Ingenieros de la Construcción de Cuba, Antônio Caparó Marichal.
Já a terceira mesa-redonda desta quarta-feira (24), sobre o tema Posicionamento das Agências Nacionais e Internacionais de Fomento e Cooperação ao Desenvolvimento Socioeconômico do Continente Panamericano, contará com a participação do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além da visão de Paulo Ferraz Guimarães - chefe do Departamento Regional Nordeste do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Também participa dessa discussão Mauro Inoue, coordenador de Projetos da Agência de Cooperação Internacional do Japão no Brasil (JICA).
Finalizando a rodada de discussões do dia, em foco as “Ações Estruturadoras de Interesse comum entre as Nações Panamericanas”. O tema abrirá espaço para o debate de assuntos complementares como: o Meio Ambiente; a Urbanização e a Cidadania; a Produção de Alimentos para Erradicação da Fome em todo Continente Panamericano. O secretário executivo de Meio Ambiente de Pernambuco, Hélvio Polito, conduzirá a palestra.
No segundo dia de discussões, nesta quinta-feira (25), terá a participação do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do Porto de Suape, Fernando Bezerra Coelho, convidado para falar sobre a Matriz de Transporte para o Continente Panamericano e suas Interconexões para os países das três Américas. Também tratarão do assunto como palestrantes o professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Osvaldo Lima Neto e o engenheiro venezuelano Jesus Uscategui. O último tema abordado no seminário será a Matriz Energética para o Continente Panamericano e sua Integração. Para o debate sobre a oferta de energia e outras fontes alternativas, o secretário executivo do Consejo de Electrificación de América Central (CEAC), Cláudio Artávia, o coordenador do Departamento de Desenvolvimento Organizacional das Centrais Elétricas Brasileiras – Eletrobrás, Sinval Zaidan, e o engenheiro civil da Itaipu Binacional, Miguel Augusto Zidam Sória.
Visitas técnicas foram organizadas para a sexta-feira (26) e o sábado (27). A primeira será feita ao Complexo Industrial e Portuário de Suape, localizado em Ipojuca, município integrante da Região Metropolitana do Recife. No sábado, visita técnica ao Projeto de Acessibilidade da cidade de Olinda.
O Pensar as Américas é uma realização do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), com a coordenação do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), da União Panamericana de Associações de Engenheiros (UPADI) e do Colégio de Engenheiros da Venezuela (CIV). O evento conta com o apoio de demais organizações profissionais congêneres.
Workshop - Paralelo ao seminário, a Federação Mundial das Organizações de Engenharia do Canadá (WFEO-CEE), realizará, nesta quarta-feira (24), o workshop Como a Mudança Climática Afetará a Infraestrutura Civil das Nações Latinoamericanas e Caribenhas? Profissionais renomados internacionalmente abordarão projeções, impactos e avaliações de risco da mudança climática.
Mais informações: www.pensarasamericas.org.br.
Ondine Bezerra e Dilma Moura
Assessorias de Comunicação do Confea e do Crea-PE