Pela sustentabilidade do Sistema

Brasília, 16 de fevereiro de 2017.

"Assistente Geraldo Pereira e conselheiros integrantes da CCSS Francisco Soares, André Schuring e Marcos Camoeiras"
A Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS) realizou, nesta quarta (15) e quinta (16), no Confea, a primeira reunião após sua instalação. Coordenada pelo eng. agr. Francisco Soares da Silva e formada ainda pelos engenheiros civis Marcos Camoeiras (coordenador adjunto) e André Schuring, a comissão informou que encaminhará ao plenário a criação e a renovação de duas comissões temáticas, além de uma nova minuta de edital para chamamento púbico que destinará sete milhões de reais para entidades de classe e instituições de ensino. A CCSSS também renovará a constituição do GT Ordem Econômica.

Sob a assistência do engenheiro mecânico Geraldo José Pereira, os conselheiros federais apresentaram como principais metas para a comissão este ano a renovação da comissão temática Indicadores, para auxiliar os Regionais e entidades em gestões mais eficientes, e ainda a criação de uma outra, ainda sem nome, para incentivar parcerias dos Creas com órgãos públicos, municipais, estaduais e federais, com o objetivo de que os Regionais alcancem sua sustentabilidade. “Esta soma de investimentos será recorde na história do Sistema”, comenta Marcos Camoeiras.

A Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema pretende levar à aprovação do plenário uma nova minuta de edital para o chamamento púbico que destinará sete milhões de reais para entidades de classe e instituições de ensino. “Ano passado, esse valor foi de dois milhões de reais. Esse ano, vamos aperfeiçoar o edital, simplificando-o para que mais entidades possam aderir”, acrescenta o coordenador-adjunto da CCSS.

Outra preocupação da Comissão é a indicação de membros para o GT Ordem Econômica, cujo objetivo, segundo Francisco Soares da Silva, é definir taxas, multas, registros e anuidades, “ouvindo os Creas para que isso também contribua para a própria sustentabilidade financeira deles”. 

Equipe de Comunicação do Confea