Patrus quer parceria com Sistema

Brasília (DF), quinta-feira, 25 de março de 2004.


“Vejo o Sistema Confea/Crea com um papel muito

"Ministro Patrus Ananias"
relevante no desenvolvimento do país, pelo que já foi feito no passado, pelo que está sendo feito no presente e pelo que possamos fazer juntos no futuro”. Disse o ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, ontem (23/03), ao receber comitiva do Sistema Profissional, que colocou o mesmo à disposição do Ministério para parcerias possíveis.

Apresentadas pelo presidente do Confea, eng. Wilson Lang, o grande número de atividades do Sistema Confea/Crea não surpreendeu o ministro que declarou ter conhecimento da profunda, intensa e constante atuação do sistema profissional nas causas ligadas ao desenvolvimento do país. Mineiro, Patrus disse ter uma ligação afetiva e política com o Crea de Minas Gerais. Fez questão de ressaltar que o “política” não é no sentido partidário, mas sim no de compartilhar projetos.

“Quando era vereador em Minas e depois quando prefeito sempre pude contar com a assessoria cidadã e gratuita do Crea MG”, lembrou o ministro, ressaltando que todo o material que lhe foi repassado sobre o Sistema Confea/Crea, pelo presidente Lang, será lido com muito interesse por ele e sua equipe. Patrus aceitou de imediato o convite para ser um dos editorialistas da Revista do Confea.

O ministro explicou que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, criado no Governo Lula, é a junção de dois Ministérios: o da Segurança Alimentar e o da Assistência Social. Dos quais herdou projetos e alguns recursos. “Foi opção do Presidente Lula fazer uma integração das políticas sociais voltadas para os mais carentes, aqueles que estão em situação de quase perda de identidade, que somam mais de 11 milhões de famílias”, informou Patrus, lamentando que infelizmente o Brasil, com toda beleza e riqueza natural que possui, acumula uma dívida social muito grande com seu povo.

O novo Ministério toca projetos como Programa de Assistência Integral às Famílias, do qual fazem parte o Bolsa Família e o Cartão Alimentação, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Programa Sentinela (contra prostituição infantil), entre outros.

“Pretendemos construir restaurantes modelos, cozinhas comunitárias em todo este país e precisamos da ajuda de vocês para este e outros projetos. Temos consciência que sozinhos não fazemos nada e se os interlocutores ajudam podemos dar grandes desdobramentos aos projetos”, disse o Ministro conclamando o Sistema Confea/Crea ao trabalho conjunto: “Faço um apelo aos Creas e ao Confea para que verifiquem as possibilidades de rapidamente fazermos convênios".

O clima de entusiasmo tomou conta da reunião e vários integrantes da comitiva do Confea sugeriram formas de trabalho. O presidente do Conselho lembrou que existe uma parcela significativa de pessoas que já entrou na chamada terceira idade, que estão aposentados e que detém conhecimentos e ainda grande capacidade de transformação. Sua sugestão é que estes profissionais sejam consultores de projetos voltados para a área social e realizem trabalho voluntário. “Tenho certeza que uma grande parcela dessas pessoas teria prazer em colaborar”, disse Lang.

Ao final do encontro, ficou acertado que as áreas de relações institucionais tanto do Confea como do Ministério marcarão um próximo encontro para definir os termos das futuras parcerias. Além do presidente Wilson Lang, fizeram parte da comitiva do Sistema os seguintes profissionais: Onofre Resende, Dalto Domingos Rodrigues, Dennis de Oliveira Ayres, Wander J. da Silva, Francisco Rodrigues da Cunha Neto, Edérson Bustamante. Além dos coordenadores do Colégio de Presidentes, Antônio Carlos Albério, e da CAN, Francisco Machado Rodrigues e a Gerente de Relações Institucionais do Confea, enga. Carmem Eleônora Cavalcante Amorim Soares.
"Ministro Patrus com a comitiva do Confea"


Bety Rita Ramos - Assessoria de Imprensa