Operação Especial de Fiscalização chega às cidades da Região do Alto Tietê

São Paulo, 16 de maio de 2011

Por meio de sua Unidade de Gestão de Inspetoria em Mogi das Cruzes, o Crea-SP realiza, até o dia 20 de maio, uma operação especial de fiscalização nas cidades da Região do Alto Tietê.

A mobilização conta com a participação de 25 Agentes Fiscais e o apoio das Associações de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos das cidades de Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos, por meio de suas Comissões Auxiliares de Fiscalização (CAFs). O objetivo é visitar o maior número possível de obras e construções, orientando sobre as exigências da legislação pertinente.

Na sexta-feira, 13 de maio, foi realizada a reunião de planejamento das atividades a serem fiscalizadas, com a participação do Chefe de Gabinete da Presidência do Crea-SP, Eng. Civ. Francisco Kurimori; do Superintendente de Operações  Especiais da Fiscalização, Eng. Civ. Ademir Alves do Amaral; do Gerente Regional Arq. Urb. Emílio Carlos Pelegrini Martim, do Chefe da UGI-Mogi Eng. Civ. Domingos Alves dos Santos, dos presidentes das Associações de Poá, Jorge Benedito Zeghaib; de Suzano, Marcio Campos; de Mairiporã, Eduardo Victorino; e de Guarulhos, Eduardo Martins; além dos Inspetores e Agentes Fiscais.

O Crea-SP deu início a estas grandes operações no Estado com o objetivo de orientar a sociedade sobre a legislação e coibir irregularidades. Já foram realizadas ações nas Regiões da Baixada Santista e de Campinas. O Alto Tietê é o primeiro setor da Região Metropolitana de São Paulo a receber a operação.

Os Agentes Fiscais também estão esclarecendo a atual política de fiscalização do Conselho, bem como destacando a importância do Sistema profissional para salvaguardar os interesses da sociedade.

A nova maneira de fiscalizar implementada pelo Presidente do Crea-SP, Eng. Civ. José Tadeu da Silva, enfatiza as ações preventivas e orientativas, sempre com o objetivo de alertar para a importância da presença de profissionais legalmente habilitados nos empreendimentos da área tecnológica, bem como garantir a segurança da população.

Além das obras e construções, as equipes do Crea-SP estão visitando empresas, órgãos públicos (prefeituras, câmaras municipais, promotorias e empresas públicas), concessionárias de energia elétrica, locais com grande concentração de público (shopping centers, teatros, cinemas, estádios de futebol, rodoviárias, estações ferroviárias, hotéis, aeroportos e parques), obras e empreendimentos públicos e particulares. Das 19 equipes, seis ficarão responsáveis pelos prédios diversos e 13 apenas para as obras, com prioridade nas construções de maior porte.

A fiscalização ocorrerá em todas as cidades da região, com exceção de Arujá e Santa Isabel. Os dois municípios são atendidos pela Regional do Crea-SP em Guarulhos, onde a operação ocorrerá na semana seguinte, de 23 a 27 de maio.

Assessoria de Comunicação do Crea-SP