Novo Sistema Operacional é passado aos profissionais do CREA-AM

Manaus, 4 de fevereiro de 2015

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) vai adotar um novo sistema operacional, o Sistema de Informações Técnico-Administrativas do Crea (Sitac), já amplamente usado nos conselhos dos Estados do Acre, Amapá, Paraíba, Pará, Sergipe, Roraima e Tocantins. A intenção é proporcionar agilidade no trâmite dos processos e maior integração entre os profissionais e a autarquia.

A implantação do novo sistema está prevista para ocorrer no primeiro trimestre deste ano. Nas próximas semanas, passarão a usar o Sitac os Creas de Alagoas e Bahia. Os funcionários do conselho amazonense estão recebendo treinamento para utilização do Sitac desde o início da semana.

O analista de sistemas Leonardo Araújo, ministrou, durante todo o mês de janeiro, a capacitação dos profissionais nos principais setores da autarquia. “A finalidade do sistema é fazer com que os processos sejam feitos de forma digital, facilitando os serviços que envolvam protocolos, anuidades, certidões, ART, solicitação de cadastro, denúncia e fiscalização e outros, de forma que o profissional não tenha a necessidade de procurar a sede do Conselho, gerando um atendimento mais ágil, eficaz e tornando a prática mais simples e direta”, explicou Leonardo Araújo.

Para o assessor do Departamento de Tecnologia da Informação, Ivo Brasil, a adoção do novo sistema vai permitir maior agilidade na conexão entre o profissional e o Crea-AM, redução no uso de papel e unificação de procedimentos. “O foco da ferramenta é automatizar as rotinas operacionais do conselho”, acrescentou.

O presidente do Crea-AM, engenheiro civil Cláudio Guenka, ressaltou a importância do novo sistema no fortalecimento das relações institucionais com os demais conselhos, pois, a partir daí, estarão com procedimentos unificados, ao mesmo tempo em que também demonstra o comprometimento da nova gestão do Crea-AM com os profissionais da área.

A expectativa da gerente do Atendimento, Mayra Bezerra, com a adoção do sistema é que possa atender de uma forma mais eficiente as demandas dos profissionais, e que os mesmos consigam executar corretamente todos os procedimentos propostos pela atualização.

“A agilidade na tramitação dos processos, facilitaria a vida dos profissionais, porque a versatilidade do sistema vai gerar a satisfação do profissional”, destaca a funcionária Nádia Pinto, do setor de Suporte Técnico.

Texto: Acyane do Valle e Ana Carla Jafra
Assessoria de Comunicação do Crea-AM