Brasília, 08 de novembro de 2023.
Simulações climáticas, avaliações hidrológicas, vulnerabilidade urbana, crédito de carbono, ensino de Climatologia nas universidades, clima e transição energética. Com temas como esses entre cerca de duas centenas de trabalhos e ainda minicursos, mesas redondas e 25 palestras de especialistas, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, recebe desde a última terça-feira (7/11) o X Simpósio Internacional de Climatologia (SIC).
Com patrocínio do Confea, o evento bianual promovido pela Sociedade Brasileira de Meteorologia – SBMET deve reunir até a próxima sexta-feira cerca de 400 profissionais e estudantes de Meteorologia, Geografia, Engenharias, Oceanografia e ainda servidores das Defesas Civis, secretarias de Estado e ministérios de áreas como Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Defesa e Ciência e Tecnologia.
Confira a programação do X SIC
Em um momento de muita expectativa em todo o mundo, a intenção do evento, segundo o diretor científico da Sbmet, o Meteorologista João de Athaydes Silva Júnior, é de mais uma vez reunir pesquisadores, estudantes e profissionais para apresentar e debater em um fórum neutro, as temáticas relacionadas ao clima e seus impactos, tanto no ambiente como nas atividades humanas, “além de incentivar e difundir pesquisas mais recentes na área de Meteorologia e Climatologia, proporcionando um espaço de encontro e colaboração para profissionais e estudantes interessados na temática”.
O objetivo do Simpósio é também identificar e avaliar o panorama climático atual, e a situação da interação do homem com o meio ambiente, discutindo o uso dos recursos hídricos, energéticos renováveis do país, incluindo a preocupação mundial com o meio ambiente e a sustentabilidade.
Além do João de Athaydes, a abertura do Simpósio contou com as presenças da vice-reitora da UFPB, Dra. Liana Figueira Albuquerque; do presidente do Clube de Engenharia da Paraíba, representando o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, eng. civ. Adilson Dias Pontes, e ainda diretora geral da Mútua Paraíba, Cândida Régis Bezerra Andrade.
Equipe de Comunicação do Confea
Com a colaboração de Dinismary Cardoso (Setor de Patrocínio e Promoção – Sepat)