Colégio de Presidentes propõe desconto na anuidade de profissional com deficiência

Proposta aprovada por unanimidade dos presidentes dos Creas prevê a permissão de conceder desconto de até 90% das anuidades para profissionais portadores de deficiências físicas. Quem apresentou o texto ao Colégio de Presidentes – fórum consultivo do Confea, que reúne os dirigentes dos Conselhos Regionais – foi o presidente do regional catarinense, eng. agr. Ari Neumann. “A proposta é oriunda da Comissão de Acessibilidade do Crea-SC, cuja atuação, em parceria com outros órgãos, é bastante reconhecida no estado”, explicou. O texto foi votado na manhã desta sexta-feira (30/10), último dia da 5ª reunião ordinária de 2020 do colegiado, realizada em São Paulo.

Veja mais fotos da 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes

Presidente do Crea-SC, eng. agr. Ari Neumann participou da reunião remotamente


Entre outros temas, os presidentes também debateram sobre regulamento eleitoral, emissão de registro de atestado de capacidade técnico-operacional de empresas licitantes e regulamentação da profissão de tecnólogo. 

Procurador jurídico do Confea, Igor Tadeu Garcia

Ainda pela manhã, o procurador jurídico do Confea traçou um panorama sobre as ações ajuizadas pelo Confea no triênio 2018-2020. "Antes, a atuação jurídica do Confea tinha uma postura mais reativa. Hoje, atuamos de forma mais proativa, preventiva, integrada e global", disse, ao introduzir o rol de ações impetradas pelo Confea nos últimos três anos - entre elas, as ações referentes a sombreamento de atividades com os Conselhos Federais de Medicina Veterinária, Biologia, Técnicos Agrícolas e Técnicos Industriais. Igor também ressaltou a interpelação judicial impetrada em outubro de 2019 contra o Mercado Livre, que resultou em acordo de cooperação técnica celebrado nesta quinta-feira.

Renato de Castro (diretor geral eleito da Mútua-SP), Joel Krüger (presidente do Confea), Vinicius Marinelli (presidente do Crea-SP) e Ronaldo dos Santos (diretor administrativo eleito da Mútua-SP)


No início da manhã, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, apresentou os futuros diretores geral e administrativo da Mútua-SP, Renato de Castro e Ronaldo dos Santos, eleitos para o mandato 2021-2023. “Mantivemos uma forte parceria”, disse, antes de conceder a palavra a eles. Ambos agradeceram e manifestaram intenções de atender os anseios dos profissionais. Este foi o último dia do encontro. O Colégio de Presidentes volta a se reunir em 30 de novembro, em Florianópolis (SC). 

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Flavio Corvello