Auditores e gestores devem ser amigos, não adversários

Brasília, 01 de novembro de 2019.

O papel da auditoria com relação às 3 linhas de defesa da administração moderna – controle, gestão e risco – foi o foco da palestra que sob o título  “Gestão de risco, de complaice e de controle interno”, foi apresentada por Sérgio Filgueiras de Paula, na manhã da 6ª feira 01/11, dentro da programação do V Encontro Nacional de Integração dos Contadores, Auditores e Controladores (Encac), que reúne os colaboradores do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Auditor federal de finanças e controle da Controladoria Geral da União (CGU), Sérgio, com base nas experiências vividas na Controladoria, e em normas nacionais e internacionais, falou das boas práticas e na efetividade da prevenção de riscos de uma gestão.

Lembrou que a CGU passou por grandes mudanças nos últimos anos: “em 2015 começamos a revisar nosso papel como auditoria. Achávamos, como a maioria das pessoas, que não há diferença entre o que faziam CGU e TCU”, informou o auditor, antes de destacar o ponto diferencial básico entre os órgãos: “CGU recomenda e TCU determina”. 

Ao rever seu papel, a CGU começou  repensar sua atuação, informou Sérgio, para quem os resultados apresentados hoje pela Controladoria hoje “se devem ao trabalho de estudo feito para obter conhecimento sobre normas nacionais e internacionais de auditoria e a  pela colaboração do Banco Mundial, apoio fundamental”. 

Destacando que o “papel do auditor é ajudar a organização a mudar seu rumo e não só apontar os erros”, Sérgio afirma, “auditor e gestor não são adversários. A vitória de um é a vitória de outro”, ensinou.

Perfil

Auditor Federal de Finanças e Controle, Sergio Filgueiras de Paula, é graduado em Ciências Contábeis, tem MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão e possui a certificação Certified ISO 31000 Risk Management Professional.  Atua na função de Coordenador-Geral de Métodos, Capacitação e Qualidade e é o responsável pelo Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade da Atividade de Auditoria Interna da CGU. 

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea