Confea recebe representante do governo de transição

Brasília, 29 de novebro de 2018.

"Presidente do Confea, Joel Krüger; representante da equipe de transição federal, Liane de Moura; coordenador do CDEN, Wilson Lang, e coordenador do CDER-PR, Helder Nocko: expertise da engenharia e da agronomia para o crescimento do país"

 

A disponibilização da expertise dos profissionais da Engenharia e da Agronomia e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) para contribuir com a transição do governo federal, já apresentada, na manhã desta quinta (29), ao vice-presidente eleito Hamilton Mourão,  foi ratificada pelo presidente Joel Krüger, no período da tarde, durante a sessão plenária 1.479, por meio da participação da engenheira ambiental Liane de Moura Fernanda Costa, que, acompanhada pelo também engenheiro ambiental Helder Nocko, coordenador do Colégio de Entidades Regionais do Estado do Paraná – CDER-PR e do Fórum de CDERs, se reuniu com o presidente do Confea e com os conselheiros.

Para o presidente Krüger, é preciso estabelecer alguns pontos de parceria com o novo governo, “especialmente nas áreas de saneamento e ambiental. Vamos envolver o plenário, a Comissão Temática de Estudos Socioambientais, as entidades de classe”. O conselheiro federal eng. civ. Alessandro Machado considerou que é necessário, ainda, “que haja o reconhecimento da importância dos profissionais para que eles sejam incentivados a continuar atuando no país”, enquanto o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais – CDEN, eng. civ. Wilson Lang, destacou que as entidades do CDEN se colocam à disposição do governo de transição para juntos construírem “uma gestão pública, que é uma coisa que efetivamente falta nesse país, considerando que a engenharia deixou de ser pensada no país”.

A representante do governo de transição agradeceu a abertura manifestada pelo Confea, a ser apresentada para o grupo temático de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do qual ela faz parte. “Até janeiro temos muito a discutir, quero levar essa abertura também para outros grupos temático, como infraestrutura, desenvolvimento regional e outros, apresentando essa disponibilidade técnica do Confea para contribuir com determinadas áreas. Quem detém a informação dos profissionais é o Confea”.

A liderança do CDER, Helder Nocko, também considerou o diálogo proveitoso. “Foi uma conversa muito boa, vamos estabelecer uma agenda com várias temáticas, como licenciamento ambiental, geração de energia elétrica e outras. Acredito que os profissionais do Sistema são muito capacitados e que as sugestões do Sistema tenham muitas chances de se tornarem realidade”.

Mérito, Bioprocessos e Biotecnologia

As atividades e competências dos Engenheiros de Bioprocessos e Biotecnologia e a inclusão do respectivo título na Tabela de Títulos Profissionais do Sistema Confea/Crea, para efeito de fiscalização do exercício profissional, também foi aprovada nesta plenária.

Foi aprovada ainda a data-limite de 26 de abril, estabelecida pela Comissão do Mérito,  para que sejam feitas as indicações de nomes a serem homenageados, nas categorias Medalha do Mérito, Inscrição do Livro do Mérito e Menção Honrosa, durante a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, a ser realizada em Palmas-TO, de 16 a 19 de setembro de 2019.

Equipe de Comunicação do Confea

Foto: Marck Castro/Confea