Gerentes de TI dos Creas, Confea e Mútua estudam soluções para uniformizar processos

Brasília, 21 de novembro de 2018.

No último dia do II Encontro de Gerentes de Tecnologia da Informação do Sistema Confea/Crea e Mútua, os participantes trocaram experiências sobre o software Livro de Ordem Nacional e delinearam ações necessárias para tratar da migração dos técnicos. À tarde, o destaque foi a avaliação do Sistema de Informações Confea/Crea (SIC).

"II Encontro de TI nos dias 20 e 21 de novembro, em Brasília"


Sobre o tema, o assessor do Confea na área de TI, Sérgio Matos Martins, compartilhou com o grupo a análise técnica do funcionamento da plataforma e algumas possíveis soluções para aprimorá-la, considerando inclusive que ela é adotada há mais de 10 anos.

“A ideia é fazermos um sistema único e automático”, sinalizou o assessor. A ideia, por exemplo, é pensar numa forma de possibilitar cadastro de novas atribuições profissionais para um mesmo curso cadastrado, o que é necessário para manter adequadamente um histórico das atribuições definidas no ato do cadastramento do curso.

"Sérgio Martins"


Como solução, a proposta é investir em um plano de ação que envolva o levantamento de legislação vigente de escolas e cursos e dos subsídios do Ministério da Educação, além da definição de uma modelagem de dados prevendo estudo de compatibilização e instituição do padrão dessas informações.  “Não podemos protelar essa demanda. Se queremos fazer um sistema nacional, essa revisão é necessária”, comentou Sérgio.

"“O desafio é grande, mas com ajuda dos Creas vamos melhorar o Sistema”, disse Renato Barros ao agradecer a participação de todos."

Complementando, o gerente de TI do Confea propôs a criação de um grupo de trabalho, em parceria com a Superintendência de Integração do Sistema, para tratar do tema com base nas demandas técnicas. “Temos que fazer essa padronização considerando a Proposta nº 24 do Colégio de Presidentes, que recomenda melhorias tecnológicas no SIC para garantir mais agilidade de atendimento aos profissionais e segurança e transparência das informações”, reforçou Renato Barros. A previsão é de que o GT inicie as tratativas em 2019.

 

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Outro tema da tarde do dia 21 foi o Crea Nacional, ferramenta testada por alguns Regionais nos últimos meses. Na análise técnica, foi percebido que a plataforma – a qual se propõe a ser uma solução de software corporativo com base em dados regionais – ainda demanda finalização e aprimoramento de funcionalidades.



Entre os participantes, ficou definido que o GT formado por nove Regionais e responsável por avaliar o Crea Nacional irá enviar para a GTI do Confea relatório com diagnóstico técnico para que, assim, seja definida a melhor solução informatizada para integrar os bancos de dados dos Creas. De acordo com o titular da GTI, esse documento será encaminhado para apreciação do Conselho Diretor do Federal.

Solução tecnológica
A facilidade de pagamento de taxas e anuidade com cartão de crédito foi a experiência apresentada pelo Crea-BA, onde a solução é estudada atualmente. “Neste momento, estamos em fase de análise. O assunto ainda será encaminhado para parecer jurídico e financeiro do Confea”, adiantou o especialista do Regional Marcelo Ferreira.

Entre outras vantagens, a solução permite ao profissional parcelar o pagamento, além de garantir celeridade no processo e também na quitação de débitos.

Na avaliação do gerente Financeiro, Fernando Lucato, a solução está alinhada às tendências tecnológicas. “Inevitavelmente teremos que adotar essa modalidade de pagamento. Reforço apenas que essa proposta venha para conhecimento e regulamentação do Confea”, orientou com base na recomendação do Tribunal de Contas da União quanto à padronização de procedimentos financeiros dentro do Sistema Confea/Crea.

Avaliação

“Foi um encontro muito produtivo porque esclareceu dúvidas e, assim, poderemos voltar para os Creas com entendimento e muitas novidades. O melhor de tudo é a oportunidade de conhecer o trabalho de outros Regionais e da Mútua, compartilhar experiências, como o aplicativo que temos no Crea-ES de check-in em eventos, além de podermos contribuir nos Grupos de Trabalho sobre Livro de Ordem, Crea Nacional, Repositório de ART e Escolas/Cursos.” - Thais Marinho, Crea-ES

 

 

 

“Estive no encontro anterior em setembro passado, quando foram propostos planos para promover a harmonia dos dados dos Creas e fazer com que o sistema único venha a funcionar. Nesta reunião já é para colhermos resultados e até agora está sendo satisfatório. Daqui estou levando para o Crea-RR dados sobre repositório de ART e informações sobre possível parceria com a Mútua, que está disponibilizando serviços de TI. Isso é extremamente interessante!” - Alan Walbert Monteiro Costa, Crea-RR

 

 

 

 

“O maior ganho que este encontro proporciona é a padronização de procedimentos. Isso é uma grande evolução da atual gestão. Isso faz toda diferença para os Creas. A troca de informações e a aproximação entre os Regionais são as maiores conquistas dessas reuniões.” - Leonardo Silqueira, Crea-MT

 

 

 

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Equipe de Comunicação do Confea