Registro Profissional na palma da mão

Brasília, 18 de junho de 2018.

"Reunião entre o Confea, Serpro e ministério do Planejamento: piloto do aplicativo a partir de julho"

Dados do registro profissional de engenheiros, meteorologistas, geólogos,  geógrafos e agrônomos poderão ser incluídos no Documento Nacional de Informação (DNI). Criado pela Lei 13.444, de 11 de maio de 2017, o DNI reúne, de forma totalmente digital e em um único documento, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento, por exemplo.

Na manhã da 5ª feira, 14/06, o assunto foi tratado na sede do Confea, em Brasília, entre Hudson Mesquita, do Ministério do Planejamento,  Ricardo Giachini, do Serpro,  o conselheiro federal Alessandro Machado e  equipes de técnicos e analistas do Confea. A partir de julho, um piloto do aplicativo estará em teste no estado do Paraná, e o Sistema Confea/Crea poderá ser o primeiro a implantar o serviço, entre os conselhos de normatização e fiscalização profissional.

Para a emissão do DNI – que já aceita o número do Título de Eleitor e do CPF -, basta instalar o app DNI, e realizar o pré-cadastro,  preenchendo as informações solicitadas. Cada pessoa registra um login único.

Na sequencia, é preciso  comparecer a um balcão de atendimento para validar os dados cadastrais e a biometria para vinculação ao DNI.

Segurança é uma das garantias do DNI, caso o celular seja roubado, uma senha exclusiva não permitirá acesso aos dados. Além disso, o documento só pode ser cadastrado em um aparelho por vez, mas é possível recuperar o DNI em outro aparelho mediante alguns procedimentos de segurança.

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea