Sistema que centralizará as ARTs registradas já está em teste em 21 estados

Brasília, 23 de maio de 2018.

"Reunião no Crea-SC nesta semana sobre implantação da ART Nacional"

Um novo sistema está sendo implantado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). A novidade, batizada de ART Nacional, é uma solução de software que está sendo implementada pelo Confea a fim de integrar e consolidar os dados de ARTs dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas). A criação do banco de dados nacional de ARTs centralizado no Confea é uma necessidade antiga que está se tornando realidade. O sistema provê mecanismos para gestão das atividades registradas na ART, além de avançar na integração e padronização nacional, visando à melhoria dos serviços entregues aos profissionais e à sociedade.

Atualmente, 21 estados já contam com o repositório de registro de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) em fase de testes. Cada Regional ainda continuará tendo o seu próprio sistema de ART online, mas com a implementação desse repositório, haverá a centralização das ARTs numa base de dados nacional.

Para facilitar a implementação, uma equipe de técnicos de TI do Confea e da Mútua está trabalhando diretamente na integração, proporcionando o suporte técnico, efetuando visitas aos Creas e implementando as APIs (Interface de Programação de Aplicativos), que são as interfaces de comunicação entre os sistemas utilizados.

"Conselheiro federal Alessandro Machado"

De acordo com o conselheiro federal Alessandro Machado, durante o ano de 2016, foi identificada a necessidade dessa ferramenta para integrar o Confea e os Regionais. “Estamos na fase de integração desse repositório, fazendo as conexões dos 27 Creas com essa unidade do Confea, para o compartilhamento de acesso a todas as informações do profissional. Com essa nova ferramenta, o profissional que está fora do seu estado de origem terá todo o seu histórico nesse banco de dados nacional, ao qual todos os Creas terão acesso. Abre-se uma nova fase da fiscalização, com mais rigor no controle e amparada pela tecnologia”, comemora o conselheiro.

Implantação
Neste mês de maio, Rio Grande do Norte, Piauí, Minas Gerais e Santa Catarina receberam a visita da comitiva composta pelo conselheiro Alessandro e equipe de Tecnologia do Confea e da Mútua para integrarem a ART Nacional. A expectativa é de que até o fim de julho a fase de teste seja concluída para que, no segundo semestre, o sistema seja definitivamente implementado, proporcionando assim mais dinamismo à fiscalização, segundo informa o gerente de TI do Confea, Renato Barros. Os próximos Regionais a receber a comitiva de integração são Paraná e Mato Grosso. Além do conselheiro Alessandro, Daniel Salati e Inarê Poeta são os responsáveis pela implantação do novo sistema nos 27 Creas do país.

Equipe de Comunicação do Confea