Em sessão extraordinária, Confea libera recursos para Creas

Brasília, 27 de dezembro de 2017.

"Sessão aprovou processos da CCSS e Ceep"

Iniciada às 10h desta quarta-feira (27), a 12ª sessão plenária extraordinária, do Confea, foi suspensa logo em seguida para que a Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS) finalizasse e disponibilizasse os seis processos relativos aos Creas de Goiás, Acre e Distrito Federal. Da pauta da sessão fizeram parte ainda dois processos relativos aos Regionais de Alagoas e DF, apresentados pela Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep).

Comandada pelo presidente José Tadeu da Silva, a sessão foi retomada pouco mais do meio-dia com a aprovação das propostas de parcerias feitas para reforma e ampliação da sede do Crea-GO, estruturação física da sede e de inspetorias do Acre e do Crea-DF.

Pelo Programa de Desenvolvimento e Aprimoramento da Fiscalização (Prodafisc), Plano de Fiscalização, os Creas do Distrito Federal e de Alagoas tiveram prorrogados os convênios em andamento.

"Ao fim da sessão, José Tadeu falou das vitórias alcançadas nesses seis anos à frente do Confea"

Balanço positivo
Ao encerrar os trabalhos, José Tadeu informou que deixa em torno de R$ 360 milhões em caixa, lembrou de vitórias como a obtida junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), que garantiu a sustentabilidade do Sistema Confea/Crea com a manutenção da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e das anuidades dos Conselhos Profissionais.

Foi citado o encaminhamento de projetos de lei, como o da criminalização do exercício ilegal das profissões reunidas pelo Sistema, que se encontra em regime de urgência na Câmara Federal, e o da carreira exclusiva de Estado que está na pauta do Senado para aprovação final.

"Tramitação de projetos de lei de interesse da área tecnológica foi destaque da fala do presidente"

A publicação da Resolução nº 1090/2017, do Confea, que trata de cancelamento de registro profissional por má conduta pública, escândalo ou crime infamante, também foi lembrada.

José Tadeu deu especial destaque à regionalização de sua administração, com a criação das gerências regionais. Ele finalizou se dirigindo aos conselheiros regionais, falando da "coragem" que teve ao bancar as delegações regionais, o que elevou de 700 para quatro mil participantes nas semanas oficiais da Engenharia e da Agronomia.

"Conselheiros ressaltaram qualidades da gestão de José Tadeu"

O plenário, por meio de alguns conselheiros, elogiou a administração de José Tadeu. Aprendizado, preparo, liderança, confiança e dinamismo foram algumas das qualidades destacadas em José Tadeu e nos seis anos de administração.

 


Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea