Confea entrega ao TCU troféus alusivos aos selos de acessibilidade

Brasília, 26 de setembro de 2017.

"Presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro, recebeu troféu referente ao selo de acessibilidade do Confea"

O ministro José Múcio Monteiro e o presidente do Tribunal de Contas da União – TCU, Raimundo Carreiro, receberam, na tarde desta terça-feira (26), das mãos do gerente regional do Centro-Oeste, eng. civ. Jary de Carvalho e Castro, e de conselheiros federais, liderados pelo engenheiro civil Alessandro Machado, troféus alusivos ao selo de acessibilidade lançado pelo Confea e pelo Tribunal na semana passada. Na ocasião, o diretor de tecnologia da Mútua, eng. civ. Marcelo Morais, também apresentou aos ministros o Programa de Inclusão da Mútua – PIM.

 

Confira álbum de fotos das audiências

Segundo o representante da presidência do Confea, o convênio firmado com o TCU deu “musculatura” para que o Sistema implemente as determinações da atual legislação da área, principalmente a Lei Brasileira de Inclusão, Lei nº  13.146/2015. “Temos que partir para a implementação física das leis, esse convênio veio ao encontro disso”. Jary comenta que foi também o momento de parabenizar o TCU pela parceria no Seminário Internacional Acessibilidade e Inclusão: expressão da cidadania”, desenvolvido em parceria com ministérios, organizações e entidades da sociedade civil, além do Confea e do TCU.

"Representando o presidente em exercício, Daniel Salati, Jary de Carvalho e Castro destacou ao presidente do TCU, Raimundo Carreiro, a importância da parceria entre o Confea e o Tribunal"

Jary lembrou a atuação do procurador federal junto ao TCU, Sérgio Caribé, juntamente com ele e o conselheiro federal Alessandro Machado, durante a 10ª Conferência dos Estados-Partes da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Cosp, na sede da Organização das Nações Unidas, em junho deste ano. “Conseguimos fazer apenas um evento, unindo forças. O nosso seria em novembro e antecipamos para dias 20 e 21. Por isso a importância de fechar esse momento entregando pessoalmente o selo, junto com os conselheiros federais”.

Passos adiante

"Diretor de Tecnologia da Mútua, Marcelo Morais, e conselheiro Alessandro Machado: novos passos da Engenharia Acessível"

Na ocasião, o conselheiro Ronald Monte dos Santos, coordenador da Comissão Temática Acessibilidade e Equipamentos, traçou os próximos passos da proposta: “replicar em todos os regionais a proposta do selo e outras iniciativas de valorização da acessibilidade”. Já o diretor da Mútua, Marcelo Morais, apontou que as iniciativas da Mútua ligadas ao seu Programa de Inclusão estão começando a promover o retorno às atividades de profissionais com deficiência.

Já o conselheiro federal Alessandro Machado destacou que o Confea e o TCU já trabalham na realização de um cadastro de edificações que atendam à acessibilidade. “Esse acordo prevê o aproveitamento da proposta do Confea de assumir todo o cadastro do Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais - Sinter, previsto no Decreto 8764/2016. Temos entendimentos com o ministério das Cidades, o Incra, a SPU e a Receita Federal para que o futuro Sistema Crea Nacional possa abarcar todo esse cadastro”, lembrou durante a audiência com o presidente Raimundo Carreiro.

"Engenheiro civil, o ministro José Múcio Monteiro recebeu o selo de acessibilidade"

Os ministros do TCU demonstraram apoio à continuidade das iniciativas.  O ministro José Múcio comentou as mudanças enfrentadas pela Engenharia Civil, concluída por ele em 1971. Do encontro com os ministros participaram ainda a gerente de marketing da Mútua, Margareth Vicente, e os conselheiros Alessandro Machado, Ronald Monte dos Santos, Inarê Poeta, Célio Moura, Francisco Soares da Silva, Carlos Batista das Neves, Afonso Bernardes e Lúcio Ivar do Sul.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea