Sistema atuará na elaboração e avaliação de normas técnicas

Brasília, 10 de março de 2017.

"Integrantes do grupo técnico constituído entre o Confea e a ABNT "
Sócio mantenedor da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Sistema Confea/Crea e Mútua ampliará sua participação junto à entidade, contribuindo mais assiduamente para a elaboração e a avaliação de normas técnicas. A previsão de participação nos Comitês Brasileiros (CB) e em suas comissões de estudo consta do contrato assinado em dezembro do ano passado, e agora passa a ser construída pelas duas entidades, atendendo também a uma demanda do Colégio de Presidentes. A previsão é que haja uma troca de informações constante por meio eletrônico e que o Confea também se ofereça para sediar essas comissões de estudo. 

Na reunião na sede da ABNT, em São Paulo, o Confea foi representado pelo conselheiro Lúcio Ivar do Sul, pelo assessor da presidência José Gilberto Campos, pela gerente de relacionamentos institucionais Fátima Có e pela assistente da GRI do Confea, Sandra Azalim, membros do grupo, formado ainda pelos representantes da ABNT: diretor adjunto Odílio Baptista Teixeira; diretor de Relações Externas Carlos Santos Amorim Júnior; gerente de projeto de Normalização Álvaro Almeida e gerente de articulação Nacional, Roberto Silva Santos. Os representantes do Confea também fizeram uma visita ao Crea-SP.

“É importante ampliar essa participação do Sistema porque essas normas técnicas são em defesa da sociedade, e o profissional habilitado do Sistema tem todas as condições de contribuir tanto para a sua criação como para a sua avaliação”, considera a gerente de relacionamentos institucionais do Confea. Ela destaca que os Creas querem entender 100% dessa parceria, que não trata apenas da redução de 50% do valor das normas comercializadas pela ABNT para os profissionais (e 60% para os profissionais registrados e adimplentes que sejam também regularmente associados à Mútua), “mas para podermos discutir todas as normas que estão sendo criadas ou revistas”.

O Sistema Confea/Crea e Mútua não pretende meramente indicar nomes, mas sim promover uma análise do funcionamento da ABNT. “Nós do Confea, dos 27 Creas e da Mútua somos sócios mantenedores da ABNT. Com isso, podemos participar do conselho deliberativo e de todas as comissões. Os CBs têm uma estrutura em que, na hora de discutir normas ou revê-las, cada comitê se divide em comissões de estudo. Nesse GT, vamos identificar em quais as comissões e comitês podemos vir a ter profissionais do Sistema. Isso tem tudo a ver com a nossa área porque influencia a fiscalização profissional”, acrescenta Fátima Có.

Parceria 

A gerente de relacionamentos institucionais do Confea comenta ainda que há cerca de 50 Comitês Brasileiros em funcionamento, que tratam da elaboração das normas mais diversas aplicadas a áreas como construção civil, automotores, máquinas e equipamentos etc. “Eles se dividem em comissões de estudo. Vamos analisar em quais temos interesse em participar, mas o objetivo maior é conhecer de perto a atuação dessa entidade tão importante para o país. Vamos ter que demonstrar esse interesse por escrito, e depois, poderemos participar de todas as comissões de estudo. A ABNT considera fundamental a participação do Confea nesse processo”.

Fátima Có descreve que a ABNT começa a estudar as normas mais por demandas, e às vezes não sabe a quem dirigir-se. “E como a gente tem esse cadastro de quase um milhão de profissionais, eles acham que somos fundamentais para fazer essa indicação e mostrar os especialistas das áreas. Vamos sugerir que tipo de composição seria, não vamos participar de todas, mas vamos acompanhar todas as comissões em andamento e, segundo critérios técnicos e a maior importância para a sociedade, considerar sua representação”.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea